sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Treinamento e Desenvolvimento nas Organizações



Devido ao constante aumento da competitividade no mercado de trabalho e aos grandes avanços tecnológicos, as empresas estão cada vez mais preocupadas com o aperfeiçoamento das competências de seus colaboradores para que obtenham melhores resultados interna e externamente e sem destaquem em ambientes de incertezas e transformação. O treinamento é utilizado também como uma maneira de incentivar e motivar os colaboradores.
Infelizmente, as empresas brasileiras não treinam tanto seus funcionários como deveriam. De acordo com a Pesquisa dos Executivos, realizada pela Catho com mais de 46 mil profissionais de diversas áreas de atuação, 48,8% dos respondentes afirmou que as empresas onde atuam não ofereceram seminários, cursos ou treinamentos em 2011. Porém, os dados para 2012 são positivos: um levantamento feito pela ABTD (Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento) após ouvir 285 organizações, mostra que o aumento médio para investimentos em T&D será de 36,9% até o fim do ano.
São dados relevantes e que nos mostram o número cada vez maior de organizações e indivíduos que buscam por aprimoramento dos conhecimentos. O treinamento deve ser encarado pela organização como um grande investimento, devendo ser sob medida e atender as necessidades da empresa. Equipes de alta performance, cada vez mais preparadas e em constante desenvolvimento constituem o diferencial competitivo das organizações de sucesso.
Como a maioria das empresas encontram dificuldades em contratar mão de obra qualificada, a única saída a curto e médio prazo é capacitar internamente os profissionais.
Os treinamento podem ser técnicos, operacionais, de processos da empresa e de gestão de pessoas, o estilo que deve ser utilizado depende de cada empresa, devendo estes estarem alinhados com a cultura e com os valores da organização. É importante destacarmos que cada equipe são formadas por indivíduos de diferentes gerações, com perfis e expectativas diferentes e que também aprendem por diferentes mecanismos,portanto, são muitas as variáveis a serem consideradas, e todas igualmente importantes para que tenhamos sucesso. Temos a nossa disposição inúmeras ferramentas mas nenhuma delas atingirá todo seu potencial se for utilizada de forma isolada, é a utilização equilibrada de dessas ferramentas juntamente com metodologias que irá garantir que o aprendizado ocorra da forma mais adequada para cada momento de necessidade. Um treinamento bem feito garante retorno em curto prazo, enquanto um de má qualidade, pode ser repetido várias vezes e não oferecer retornos.

( Maisa - 827 )


Um comentário:

  1. Vivemos em um mundo cada vez mais competitivo, onde as oportunidades estão cada vez mais escassas para quem não esta preparado para o mercado de trabalho. Sem via de duvidas com um programa de treinamento e desenvolvimento, tanto as empresas quanto os colaboradores tendem a ganhar. Por um lado as organizações não precisam fazer rotatividade de funcionários em busca do mais capacitado, por outro lado o profissional não precisa sair da organização na qual presta seus serviços para procurar capacitação. Portanto é muito bom saber que as organizações brasileiras estão evoluindo nos processos de treinamento e desenvolvimento.
    (Jailson Alves - 174)

    ResponderExcluir

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.