Uma das formas mais sustentáveis de
os líderes conquistarem o respeito dos
integrantes da equipe é pela admiração. No entanto, ser respeitado e ao mesmo
tempo admirado exige que o profissional acumule diversas competências e, acima
de tudo, passe por um processo de treinamento ou qualificação que o permita
desenvolver sua equipe.
Segue abaixo 10 dicas dadas pelo
presidente da Sociedade Brasileira da Coaching,Vilella da Matta que ajudarão o
líder a conquistar o respeito da sua equipe pela admiração :
1- Viver por valores e liderar por exemplo - Segundo
Villela, a palavra valor perdeu a conotação e o sentido de antigamente. A
questão é que são justamente os valores que direcionam as decisões
profissionais. A sugestão, portanto, é liderar segundo valores de lealdade,
justiça e confiança, pois assim o líder se torna uma pessoa confiável aos olhos
dos integrantes de sua equipe e, consequentemente, será admirado.
2- Definir foco - A importância de definir bem o foco que se pretende atingir é que isso agiliza a conquistas dos resultados. De acordo com Villela, “hoje em dia perde-se muito tempo por falta de foco” e profissionais que não sabem administrar bem o tempo dificilmente serão admirados.
A lógica
é simples: pessoas que têm foco realizam mais e, consequentemente, tornam as
organizações muito mais ativas, produzindo mais resultados. Um líder que domina
seu tempo, através da definição clara de objetivos e foco nos indicadores de
desempenho e metas, certamente será admirado.
3- Ser capaz de energizar
as pessoas - Mostrar
que você é bom no que faz, que tem valores e domina seu tempo não é o
suficiente. É preciso fazer com que as pessoas que integram a sua equipe se
sintam motivadas. Segundo Villela, para que isso seja alcançado, o líder
precisa tratá-las como iguais e aprender a desenvolvê-las.
A
motivação é reflexo de como as pessoas estão dentro da equipe, e a recomendação
é que o líder observe os pontos fortes e fracos de cada um e trabalhe no
sentido de não deixar que os pontos fracos se tornem ameaças para o time e para
a organização.
4- Vendo as mudanças como oportunidades - “A
responsabilidade do líder é dar o exemplo”, afirma Villela. Com isso em mente,
lembre-se de que, para ser admirado, o profissional deve olhar as mudanças
sempre como oportunidades e difundir entre os membros da equipe a sensação de
que mudanças não são sinônimo de problemas.
5 – Autodesenvolvimento - O mercado é dinâmico, as
empresas também. Para ter sucesso, o líder precisa focar no seu
desenvolvimento, pois assim ele acompanha o mercado e agrega continuamente
valor à organização. Essa postura se reflete na sua equipe, pois, quando um
profissional se desenvolve, consequentemente ele compartilha com os demais
membros da equipe esse desenvolvimento. As pessoas usualmente admiram aquelas
que agregam valor para a empresa e para os demais profissionais.
6- Inteligência emocional - Essa
competência será fundamental para conciliar conflitos. Desenvolver a
inteligência emocional, segundo Villela, permite que os líderes se coloquem no
lugar dos demais profissionais, sendo mais assertivo na hora de lidar com
conflitos.
7- Viver pelo reconhecimento - Para ser
admirado, uma postura fundamental é saber reconhecer o trabalho dos outros. Não
só os grandes trabalhos ou projetos, mas também as pequenas ações, que vão
desde uma boa intenção até uma atitude pró-ativa que não faz parte do escopo de
trabalho do funcionário.
Villela lembra que muitas empresas
recompensam os grandes trabalhos, de tempos em tempos. O líder, no entanto,
deve se ater as pequenas atividades. Lembre-se de que um simples “parabéns pelo
trabalho” já é suficiente.
8- Capacitar as pessoas com o
processo de coaching - Uma das atividades que passou a ser exigida do líder
atualmente é que ele faça o papel de coach de sua equipe. Se antes essa função
era de responsabilidade da área de Recursos Humanos, o mesmo não acontece
atualmente, e o líder que tiver como objetivo conquistar a admiração e o
respeito dos membros da sua equipe precisa se preocupar com isso.
O líder precisa ser capaz de utilizar técnicas
apropriadas para fazer com que as pessoas sejam capazes de contribuir mais com
a equipe. Isso será positivo tanto para o funcionário, que se sente mais
motivado, quanto para a empresa, que se beneficia de mais eficiência.
9- Rapidez no atendimento ao
cliente - Como conseqüência do item anterior, ao desenvolver as pessoas, o líder faz com que os profissionais se tornem
habilitados a tomar decisões. Quando os profissionais fazem parte do processo
de tomada de decisão, eles se tornam mais motivados a resolver os problemas.
10- Autoconfiança - Um líder
autoconfiante passa segurança. Um exemplo de postura autoconfiante é daquele
profissional que erra, admite o erro e propõe novos caminhos para driblar o
problema. “Pessoas competitivas são aquelas que aprendem rapidamente com os
erros”, lembra Villela.
A autoconfiança será fundamental para
qualquer profissional na posição de líder, já que essa posição depende das
pessoas para que os trabalhos sejam feitos e os objetivos alcançados. O líder
autoconfiante sabe conduzir as pessoas, fazendo com que elas trilhem esse
caminho com ele.
Caio Ribeiro da Silva – 820
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