sábado, 27 de outubro de 2012

Dez dicas sobre táticas e estratégias de negociação



1)           Esteja atento para o conflito, coordenando formas de superá-lo. Não esqueça, muitas vezes, o acordo surge a partir do conflito.
2)            Contraponha fatores emocionais com fatos, dados concretos e informações.
3)            Quando você negociar compreenda que a sua ação gera uma reação igual, mas de sentido contrário. Isso significa que, se for agressivo, obterá agressão, se propiciar confiança criará uma predisposição positiva e assim por diante.
4)            A negociação não pode ser sempre igual, você lida com pessoas de características diferentes. Procure descobrir o perfil daquele com quem está negociando e dirija a sua argumentação em função do mesmo.
5)            Sua “lógica” ou verdade pode não corresponder à do outro. Evite certoXerrado e justifique argumentos ou posturas com fatos.
6)           Esteja preparado para desenvolver contra-argumentos de acordo com a situação. Jamais vá para uma negociação com um único argumento.
7)            Descubra as necessidades reais. Parta da necessidade revelada e não apenas pressuposta, isto pode levar tempo mas, certamente conduzirá a negociação para um terreno sólido.
8)            Trabalhe com valores parciais, pois dão a impressão de serem menores.
9)            O tempo é um fator importante. Saiba usar a urgência do outro. Tome muito cuidado para não demonstrar a sua ansiedade.
10)        A negociação parte do interesse mútuo. Por isso, tome cuidado com decisões apressadas que vão contra a qualidade.
Emilia Vargas-238

3 comentários:

  1. muito bom os argumentos para ser usados no dia a dia das negociaçoes...

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  2. Otimo,negociar e algo de carater estrategico, devemos entender a necessidade do que queremos, qual proposito da sua utilidade para decidirmos pela aquisicao, e, se realmente vale o preco pelo objeto.

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  3. A arte de negociar é um verdadeiro aprendizado. Precisamos ser humildes e estudiosos nesse campo, para sermos melhores em negociações pessoais e profissionais.

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