sábado, 27 de outubro de 2012

Águia ou Galinha- Fábula


                                            Águia ou Galinha?

                                    

   Certa vez um camponês encontrou, caído do ninho, um filhotinho de águia e resolveu criá-lo junto com suas galinhas para ver se ele se comportaria tal qual uma galinha.
  Tratava-o da mesma maneira que tratava as galinhas, de modo que ele pensasse que também era uma galinha. Dava a mesma ração jogada no chão, a mesma água num bebedouro rente ao solo, e fazia-o ciscar para complementar a alimentação, como se fosse uma galinha. E a águia cresceu e passou a se portar como se galinha fosse.

   Certo dia, passou por sua casa um naturalista que, vendo a águia ciscando no chão, foi falar com o camponês:
"Isto não é uma galinha, é uma águia!
"
O camponês retrucou:
"Agora ela não é mais uma águia, agora ela é uma galinha!" 

O naturalista disse:
"Não, uma águia será sempre uma águia; vamos ver uma coisa..."
Dito isso, levou-a para cima da casa do camponês e elevou-a nos braços e disse:
"Voe, você é uma águia, assuma sua natureza!"

Mas a águia não voou, e o camponês disse:
"Eu não falei que ela agora era uma galinha?!"

O naturalista disse:
"Amanhã, veremos..."
No dia seguinte, logo de manhã, eles subiram até o alto de uma montanha. O naturalista levantou a águia e disse:
"Águia, veja este horizonte, veja o sol lá em cima e os campos verdes lá em baixo, veja, todas estas nuvens podem ser suas. Desperte para sua natureza, e voe como águia que é..."

A águia começou a ver tudo aquilo e foi ficando maravilhada com a beleza das coisas que nunca tinha visto; ficou um pouco confusa no início, sem entender o porquê de ter ficado tanto tempo alienada. Então, ela sentiu seu sangue de águia correr nas veias, perfilou devagar suas asas e partiu num vôo lindo, até que desapareceu no horizonte azul.  

A águia é a ave que mais alto voa. É uma das mais velozes e a mais forte. Pode alcançar até 300 km/h e carregar até mesmo uma criança !  Contudo, ela não corre, não cisca, quase não anda, não nada e tampouco mergulha.  Especializou-se em voar e o faz com excelência !  O pato, por sua vez, parece mais versátil.  Afinal, voa, anda, corre, nada e mergulha, contudo é medíocre em todas as suas habilidades: voa lentamente, corre e anda de modo desajeitado, nada devagar como um pato e mergulha pouco.  Definitivamente não é um especialista.  Nada faz com exclusividade e excelência.

Assim é a vida - certos pais criam os filhos como se fossem galinhas, porém, eles são águias, pensam muito além. Por isso, todos podemos voar, se quisermos. Jovem, voe cada vez mais alto, não se contente com os grãos que lhe jogam para ciscar. Você é uma águia, e não tem que agir como galinha, como querem que haja, pois, com uma mentalidade de galinha, fica mais fácil controlar as pessoas, as quais abaixam a cabeça para tudo, com medo.

Não seja um galinha.  Não fique ciscando.  Também não seja um pato.  Seja autêntico. Conduza sua vida de cabeça erguida, respeitando os outros, sim, mas com medo, JAMAIS.

(A fábula nos ensina que devemos ´´pensar grande´´, querer o melhor e nunca ficar se atento a pensamentos  de inferioridade, e como diz a professora Fernanda Freitas é preciso reconhecer quando se tem capacidade para ser Águia).                                       

E AÍ O QUE VOCÊ VAI SER   ???


Ana Paula da Silva- 861



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.