sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Benefícios utilizados como estratégia

Benefícios são regalias e vantagens concedidas pelas organizações na forma de pagamentos adicionais do salário.  Os benefícios buscam fazer com que as pessoas se sintam motivadas, consigam alcançar seus objetivos individuais e, consequentemente, alcançar os objetivos organizacionais. È importante ressaltar que a política de benéficos adotada pela organização precisa ser planejada, para que a empresa consiga manter esses benefícios ao longo de sua existência. Também é necessário oferecer uma política de benefícios que beneficie tanto os colaboradores, quanto a organização, para proporcionar ganhos para ambos. 

Os benefícios podem ser classificados como monetários e não monetários. Os monetários são os benefícios concedidos em dinheiro. Já os não monetários são os benefícios oferecidos na forma de serviços, vantagens ou facilidades para os usuários. Segue abaixo um quadro exemplificando esses tipos de benefícios.

Benefícios monetários
Benefícios não monetários
Férias
Assistência médico-hospitalar
13° Salário
Assistência odontológica
Gratificações
Refeitório

Os benefícios oferecidos pela empresa podem trazer uma satisfação maior do que um aumento salarial. Por exemplo, um alto executivo de uma empresa, que recebe um salário de R$ 30 mil por mês, ficará mais satisfeito se a empresa disponibilizar um motorista para levar e buscar os filhos na escola (benefício), do que se aumentar o seu salário, que já é muito alto. Portanto, os benefícios oferecidos pela empresa devem ser encarados como uma estratégia de diferenciação no mercado em que está inserida.
Lucas Bicalho (854).

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