segunda-feira, 29 de outubro de 2012


Dicas de como fazer com que o funcionário entenda a missão de uma empresa.

Em alguns casos a Missão é elaborada baseada em expectativas pessoais, complexa e de difícil interpretação por parte das pessoas envolvidas nesse processo. São tão complexas que em alguns casos são difíceis de entender e de explicar. Para que a Missão seja uma busca, um objetivo, as pessoas envolvidas tem que ter o conhecimento, o entendimento e as suas atribuições para que esse objetivo seja alcançado. O que dizem os Mestres:

"Uma empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz; ela se define pela sua missão. Somente uma definição clara da missão é razão de existir da organização e torna possíveis, claros e realistas os objetivos da empresa."Peter Drucker

"Uma missão bem difundida desenvolve nos funcionários um senso comum de oportunidade, direção, significância e realização. Uma missão bem explícita atua como uma mão invisível que guia os funcionários para um trabalho independente, mas coletivo, na direção da realização dos potenciais da empresa."Philip Kotler

Algumas perguntas que facilitam na elaboração e na identificação de uma Missão:

O que a empresa deve fazer?
Para quem deve fazer?
Para quê deve fazer?
Como deve fazer?
Onde deve fazer?

A Missão não pode ter o objetivo equivocado de fazer tudo para todos e resolver os problemas do mundo. A Missão é razão da existência da empresa, em um ambiente em crescente mutação é fundamental ser flexível para que possa acompanhar e se adaptar as mudanças ambientais e corporativas.

O McDonald's explicitou assim sua "McMissão":

"Servir alimentos de qualidade, com rapidez e simpatia, num ambiente limpo e agradável."

Veja que é uma Missão de fácil entendimento. De fácil acompanhamento. "Ambiente limpo e agradável", todos consegue ver. "Atendimento com qualidade, rapidez e simpatia", funcionários, colaboradores, associados e clientes são capazes de perceber com tranquilidade, não será necessário nenhum instrumento de avaliação. Quando queremos que as coisas sejam simples e eficientes, fazemos assim.

O exemplo abaixo é exatamento o contrário. Suprimi o nome da empresa, pois não vem ao caso, mas observe a complexidade dessa Missão. Elementos como: bases econômicas, outras atividades, outras áreas negociais, não deixam claro a Missão da empresa. Imagine o funcionário lendo essa Missão, como será a interpretação, qual será o seu grau de entendimento.

"Prover, em bases econômicas, aos seus contribuintes, a energia elétrica e o gás canalizado necessários ao contínuo desenvolvimento social e tecnológico do Estado. Desenvolver, em bases econômicas, para os seus consumidores, outras atividades tanto no setor energético, como em outras áreas negociais, nas quais exista sinergia com sua capacitação técnica e recursos de infraestrutura."

O colaborador do mais humilde até o mais importante de um empresa, tem como obrigação conhecer e entender e ficar gravado na sua mente a Missão da empresa. Pois também é a sua Missão. Quanto mais extensa e complexa, mais difícil será alcaçar esse objetivo.
Fica o espaço para a sua reflexão a respeito do assunto. Missão, seja claro para que todos entendam. Seja simples e objetiva, para que não se torne uma MISSÃO

Fonte : http://marcielvieira.blogspot.com.br/2009/09/missao-de-uma-empresa.html

Caio Ribeiro da Silva – 820 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.