Dicas de como fazer com que o funcionário entenda a missão de uma empresa.
Em alguns
casos a Missão é elaborada baseada em expectativas pessoais, complexa e de
difícil interpretação por parte das pessoas envolvidas nesse processo. São tão
complexas que em alguns casos são difíceis de entender e de explicar. Para que
a Missão seja uma busca, um objetivo, as pessoas envolvidas tem que ter o
conhecimento, o entendimento e as suas atribuições para que esse objetivo seja
alcançado. O que dizem os Mestres:
"Uma
empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz; ela se define
pela sua missão. Somente uma definição clara da missão é razão de existir da
organização e torna possíveis, claros e realistas os objetivos da
empresa."Peter Drucker
"Uma
missão bem difundida desenvolve nos funcionários um senso comum de
oportunidade, direção, significância e realização. Uma missão bem explícita
atua como uma mão invisível que guia os funcionários para um trabalho
independente, mas coletivo, na direção da realização dos potenciais da
empresa."Philip Kotler
Algumas
perguntas que facilitam na elaboração e na identificação de uma Missão:
O que a
empresa deve fazer?
Para quem
deve fazer?
Para quê
deve fazer?
Como deve
fazer?
Onde deve
fazer?
A Missão
não pode ter o objetivo equivocado de fazer tudo para todos e resolver os
problemas do mundo. A Missão é razão da existência da empresa, em um ambiente
em crescente mutação é fundamental ser flexível para que possa acompanhar e se
adaptar as mudanças ambientais e corporativas.
O
McDonald's explicitou assim sua "McMissão":
"Servir
alimentos de qualidade, com rapidez e simpatia, num ambiente limpo e
agradável."
Veja que
é uma Missão de fácil entendimento. De fácil acompanhamento. "Ambiente
limpo e agradável", todos consegue ver. "Atendimento com qualidade,
rapidez e simpatia", funcionários, colaboradores, associados e clientes
são capazes de perceber com tranquilidade, não será necessário nenhum
instrumento de avaliação. Quando queremos que as coisas sejam simples e
eficientes, fazemos assim.
O exemplo
abaixo é exatamento o contrário. Suprimi o nome da empresa, pois não vem ao
caso, mas observe a complexidade dessa Missão. Elementos como: bases
econômicas, outras atividades, outras áreas negociais, não deixam claro a
Missão da empresa. Imagine o funcionário lendo essa Missão, como será a
interpretação, qual será o seu grau de entendimento.
"Prover,
em bases econômicas, aos seus contribuintes, a energia elétrica e o gás
canalizado necessários ao contínuo desenvolvimento social e tecnológico do
Estado. Desenvolver, em bases econômicas, para os seus consumidores, outras
atividades tanto no setor energético, como em outras áreas negociais, nas quais
exista sinergia com sua capacitação técnica e recursos de infraestrutura."
O
colaborador do mais humilde até o mais importante de um empresa, tem como
obrigação conhecer e entender e ficar gravado na sua mente a Missão da empresa.
Pois também é a sua Missão. Quanto mais extensa e complexa, mais difícil será
alcaçar esse objetivo.
Fica o
espaço para a sua reflexão a respeito do assunto. Missão, seja claro para que
todos entendam. Seja simples e objetiva, para que não se torne uma MISSÃO
Fonte : http://marcielvieira.blogspot.com.br/2009/09/missao-de-uma-empresa.html
Caio
Ribeiro da Silva – 820
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.