domingo, 28 de outubro de 2012


Objetivos e funções da ARH



A ARH procura atingir vários objetivos simultaneamente. Alguns desses objetivos estão voltados para a organização, enquanto outros estão voltados para as pessoas que nela trabalham em todos os níveis hierárquicos. Os principais objetivos da ARH são:

1. Proporcionar à empresa os talentos e competências mais adequados ao seu funcionamento desenvolvê-los e mantê-los em longo prazo na organização.
2. Proporcionar às pessoas trabalho e ambiente adequados de tal modo que se sintam bem e motivadas a permanecer e a trabalhar com dedicação.
3. Proporcionar condições de perfeito alinhamento entre os objetivos empresariais e os objetivos individuais das pessoas.

Para atingir esses objetivos, a ARH deve dedicar-se às seguintes funções principais:

1. Suprir a organização dos talentos e competências necessários por meio do recrutamento e seleção de pessoal.
2. Manter, na organização, as pessoas necessárias por meio da remuneração, dos benefícios sociais e da higiene e segurança do trabalho.
3. Desenvolver as pessoas com potencial na empresa, por meio do treinamento e desenvolvimento de pessoal.

Para que essas três funções principais sejam perfeitamente atendidas, a ARH dedica-se também a outras duas funções mais abrangentes, a saber:

4. Criar entre as pessoas – desde os diretores até as pessoas de nível mais baixo – uma atitude favorável ao relacionamento interpessoal e um clima propício ao entrosamento social.
5. Criar condições para que cada superior administre seus subordinados de acordo com as normas e critérios – políticas de pessoal – definidos pela empresa.

Por isso, é comum a afirmação de que a ARH está preocupada basicamente em tornar melhor a organização e a qualidade de vida no trabalho dentro dela. A organização melhor é a aquela que produz mais valor, agrega riqueza e oferece mais resultados enquanto a qualidade de vida representa o grau de satisfação de cada pessoa com relação ao ambiente ao redor do seu trabalho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.