domingo, 28 de outubro de 2012

Salvemos os índios Guarani-Kaiowá!

Frente a ordens de despejo de terras sagradas, indígenas decidem por morte coletiva, e pedem para serem enterrados no local.

"Nos matem e enterrem coletivamente"
"Sabemos que seremos expulsos daqui da margem do rio pela Justiça, porém não vamos sair da margem do rio. Como um povo nativo e indígena histórico, decidimos meramente em ser morto coletivamente aqui. Não temos outra opção, esta é a nossa última decisão unânime diante do despacho da Justiça Federal de Navirai- MS."
 Esse é o comunicado da comunidade indígena para o Governo e Justiça Federal.
"Comemos comida uma vez por dia. Passamos isso dia-a-dia para recuperar o nosso território antigo Pyleito Kue/Mbarakay. De fato, sabemos muito bem que no centro desse nosso território antigo estão enterrados vários dos nossos avôs e avós, bisavôs e bisavós, ali estão os cemitérios de todos nossos antepassados. Cientes desse fato histórico, já vamos e queremos ser mortos e enterrados junto aos nossos antepassados aqui mesmo onde estamos hoje, por isso, pedimos ao Governo e Justiça Federal para não decretar a ordem de despejo/expulsão, mas solicitamos o decreto da nossa morte coletiva e para nos enterrar aqui. Pedimos, de uma vez por todas, para decretar a nossa dizimação/extinção total, além de enviar vários tratores para cavar um grande buraco para jogar e enterrar os nossos corpos. Esse é nosso pedido aos juízes federais."

Leia tambem a reportagem "Situação de índios Guarani-Kaiowá é de confinamento, reconhece Funai" no site: http://www.cartacapital.com.br/sociedade/situacao-de-indios-guarani-kaiowa-e-de-confinamento-reconhece-funai/

Que após a grande repercussão que o caso Guarani-Kaiowá provocou nos últimos dias, a Fundação Nacional do Índio (Funai) decidiu se pronunciar nesta quinta-feira 25 a respeito da situação dos índios do Mato Grosso do Sul, reconhecendo a legimitidade da luta indígena por “seu território ancestral” e afirma que a situação dos Guarani e Kaiowá é “caracterizada como de confinamento, devido à alta densidade populacional”. Hoje, 45 mil índios Guarani-Kaiowá se dividem em pequenas porções de terras.
 
Os índios da etnia Guarani-Kaiowá estão correndo sério risco de GENOCÍDIO, assine esta petição e impeçam tais matanças e junto com elas a extinção desse povo.
 

Um comentário:

  1. Infelizmente evoluir está relacionado a degradar, o Brasil deveria investir em fontes alternativas de energia para que não exista situações como esta ! ( Caio Ribeiro - 820 )

    ResponderExcluir

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.