segunda-feira, 29 de outubro de 2012


Novas formas de recrutamento.

Com a intenção de evitar erros na seleção de candidatos, grandes empresas adotam entrevistas pela internet, jogos virtuais, vídeos e blogs, entre outras iniciativas.
Mercado usa novos métodos de recrutamento

Por Camila Passetti.

Entrevistas feitas via internet, criação de vídeos ou blogs, plataformas de relacionamento online e simuladores (jogos) virtuais são apenas alguns dos métodos inovadores que vêm sendo usados por grandes empresas e multinacionais para seleção de jovens talentos.

Esses recursos que fogem às tradicionais entrevistas e dinâmicas de grupo, segundo Luiz Edmundo Rosa, diretor nacional de educação da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-Nacional), visam a diminuir a margem de erro na contratação.

''As seleções tradicionais são tentativas de identificar capacidades. Por melhor que elas sejam, nenhuma prova é suficiente para tomar uma decisão 100% acertada. A margem de erro diminui quando se interage com o candidato em situações mais práticas e reais'', explica.

Business game

Num 'business game', por exemplo, de acordo com Rosa, o candidato tem a chance de usar suas habilidades com calma para mostrar suas competências. ''São testes que medem comportamentos reais''.

Com a orientação de profissionais da companhia que lança o programa, um grupo de universitários elabora um projeto que pode englobar diferentes áreas de atuação. Os que tiverem melhor desempenho e atingirem os melhores resultados dentro da proposta são premiados e têm a chance de participar do programa de trainee da empresa.

Recrutamento virtual

Muitas empresas encontram nas ferramentas de recrutamento virtual uma maneira prática de selecionar candidatos, inclusive os de outros estados. 

''Esses métodos permitem que as empresas avaliem o maior número de candidatos possíveis sem ter que depender do seu deslocamento, o que poupa tempo'', explica a psicóloga Sofia Esteves, presidente do Grupo DMRH e Cia de Talentos.

As principais metodologias inovadoras aplicadas em processos seletivos via web são:

Cyber Interview: entrevista feita via internet que pode ser realizada tanto por vídeo, som ou escrita. ''É como uma espécie de bate-papo online'', ela explica.

Blog: o candidato cria um blog voltado para suas experiências profissionais e se coloca à disposição para responder a perguntas específicas feitas pelo recrutador.

Vídeo: o candidato elabora um vídeo pessoal seguindo um briefing previamente enviado pela empresa recrutadora, geralmente falando sobre suas experiências, expectativas e objetivos.

Plataformas de relacionamento: a empresa e/ou a consultoria responsável pelo processo seletivo constrói uma plataforma de relacionamento na qual os candidatos interagem entre si e com os recrutadores enquanto cumprem tarefas.

Simuladores virtuais: são jogos online que simulam ambientes ou situações da empresa, que visam a avaliar a maneira como o candidato lida com essas diversas situações do cotidiano.

Twitter: a rede social vem sendo usada para etapas virtuais de processos seletivos em que são enviados tarefas aos candidatos.

Fonte : www.bradescouniversitários.com.br 

Caio Ribeiro da Silva – 820

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.