domingo, 28 de outubro de 2012

A vida profissional em quatro etapas

1: O aprendizado

Quando estamos na faculdade, ou logo depois que saímos, ainda sem qualquer experiência, não resta outra coisa a não ser aprender. Em qualquer oferta de emprego veremos as vagas para “estagiários com experiência”, cargos iniciantes que exigem “experiência prévia” e outras discrepâncias bizarras. Não há outra coisa a fazer a não ser entrar por onde der e, em bom português, “gramar” por algum tempo. Qualquer oferta de estágio ou emprego, por mais absurda que possa parecer, deve ser considerada desde que ela possa ser colocada no currículo e mais tarde já contar como “experiência prévia” para as próximas oportunidades.
Idéias como abrir seu próprio negócio, ser frila independente, tudo isso é muito legal, mas é melhor deixar pra um pouco depois e primeiro procurar fazer parte de uma empresa, estar perto de profissionais mais experientes e encarar tudo o que for colocado na sua frente.

2: A profissionalização

Passado o primeiro emprego ou estágio, dá pra aproveitar as primeiras oportunidades de aprendizado e colocar algumas linhas no currículo. Já sabemos um pouco melhor quem somos, o que gostamos e para onde queremos ir.
Na medida em que vamos aprendendo, começamos a ganhar valor como profissional. É o momento de migrar do estágio para a contratação (independente do formato – CLT, frila) para o trabalho mais profissional. Ainda é o momento de ficar perto de empresas ou profissionais mais experientes para continuarmos a aprender, mas já podemos exigir algum tipo de reconhecimento profissional no mercado.

3: O amadurecimento

Com o passar dos anos devemos ir buscando sempre o amadurecimento profissional, as promoções, a valorização. O reconhecimento é condição fundamental para o nosso amadurecimento como profissional. Um amadurecimento que deve ser buscado em todos os níveis: político; remuneração; rede profissional.

4: A independência

A quarta e última etapa (até aqui) é a independência. Independência financeira, gerencial, política. Ser dono de seu próprio negócio rentável. Chegar à melhor posição que lhe interessar dentro ou fora de uma empresa. Escolher com quem queremos trabalhar. Escolher quando iremos trabalhar.
São quatro etapas simples, conselhos básicos e no seu encontro com você mesmo, talvez você viesse a dizer: “Mas qual é a novidade? Qual é o aprendizado?”.
Talvez o aprendizado mais interessante do que conhecer estes quatro pontos seja o de entender que eles não vêm naturalmente. Que não serão uma sucessão automática de acontecimentos e que seguir este caminho depende na nossa força de vontade e capacidade de entender onde estamos e para onde estamos indo.

Não é fácil inicair uma carreira, em um mercado competitivo como o nosso, se disponta quem tem mesmo muita bagagem de conhecimento cruzando  teoria e prática. Temos que contruir bem nossa vida acadêmica para depois conseguirmos nos consolidar nossa vida profissional. Pois o mercado não dá chance para os medianos. Vamos buscar enquanto é tempo, e aprender tbm com as experiencias dos outros.Como vimos essas dicas.

ÍTALA ALVES 87.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.