quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Escassez de profissionais qualificados


Uma pesquisa global, realizada em 2012, pela consultoria de RH Manpowergroup traz dados alarmantes sobre o mercado de trabalho no Brasil. O estudo aponta que, em todo mundo, o país está em segundo lugar, chegando a 71% de escassez de profissionais qualificados, perdendo apenas para o Japão.
E quem mais sofre com o problema da falta de mão – de- obra especializada são as empresas, que precisam contratar e não encontram os profissionais com as habilidades e competências que precisam. Assim, a alternativa é investir em retenção, treinamento e desenvolvimento dos colaboradores que já fazem parte da organização.
O que pode amenizar os efeitos negativos desta escassez, em meio a este cenário alarmante, é a criação de estratégias de gestão de pessoas adequadas a esta realidade nacional. "As lideranças são ainda mais essenciais neste momento marcado pela falta de profissionais, e se bem preparadas, é o que fará toda a diferença na retenção e atração dos talentos", destaca o presidente do Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, o Master Coach Senior, José Roberto Marques.



(Paula Ribeiro - 841)

Um comentário:

  1. Como vimos na pesquisa, realmente é deprimente e alarmante a falta de qualificação das pessoas hoje para o mercado de trabalho, tantos cursos são oferecidos até gratuitamente, presenciais e on-line, e mesmo assim as pessoas não se preocupam e nem se interessam em fazer.
    Fica dificil para as empresas que tanto precisam de profissionais qualificados para se trabalhar como tbm para a própia economia. Muitos perdem uma vaga de emprego por comodismo, e nada faz para isso ser melhorado.
    É deprimente.

    ÍTALA ALVES 87

    ResponderExcluir

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.