sábado, 27 de outubro de 2012

Escassez de mão de obra qualificada



Foi realizada pela consultoria RH Manpowergroup, uma pesquisa global sobre o mercado de trabalho no Brasil. Os números do estudo apontam um alto nível de escassez desses profissionais qualificados, chegando a 71%. O Brasil foi apontado como estando em segundo lugar com maior escassez, ficando atrás somente do Japão.
 Esses dados são alarmantes, e quem sofre com essa falta de mão-de-obra qualificada são as empresas que acabam sendo prejudicadas pois não encontram esses perfis no momento de contratar. A alternativa das empresas é então investir nos colabores que já fazem parte da organização através de retenção, treinamento e desenvolvimento.
O lider é essencial neste momento, fazendo toda a diferença na retenção e atração de talentos com base em estratégias.
Infelizmente, a nova realidade das empresas é essa:  ter vagas em determinadas áreas, mas, ao mesmo tempo, dificuldade em encontrar quem as preencha.


Fonte: http://www.administradores.com.br/informe-se/carreira-e-rh/escassez-de-profissionais-qualificados-chega-a-71-no-brasil/64668/

(Maisa 827)

2 comentários:

  1. A dificuldade de encontrar quem tenha preparação adequada pra preencher vagas afeta muitos setores da economia brasileira. É o apagão de mão de obra qualificada.

    Mão de obra qualificada é o trabalhador que tem as qualidades mínimas exigidas para exercer a função para a qual ele está sendo contratado. Desde a mais simples até a mais sofisticada.

    “O mundo do trabalho não quer apenas canudo, apenas diploma. A escola de hoje ensina, na melhor das hipóteses, a passar no exame. Não ensina a pensar. E o trabalho moderno exige o pensamento. Nós vivemos numa sociedade do conhecimento em que se demanda muito mais neurônio do que músculo”

    (Michele Barbosa Ribeiro - 435)

    ResponderExcluir
  2. Isto me dá até um pouco de tranquilidade, saber que num futuro não tão distante pelo fato de ter cursado uma faculdade, vou estar entre os profissionais qualificados, e me da mais segurança para encarar o mercado de trabalho ( Caio Ribeiro - 820 )

    ResponderExcluir

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.