Olá galerinha. Segue abaixo um teste indicador de boas maneiras.
Segundo os
especialistas, não basta possuir um currículo maravilhoso e todos os
requisitos profissionais se o funcionário escorrega num simples bom-dia.
Responda o teste abaixo e veja se você tem boas maneiras no ambiente de
trabalho.
1 - Ao chegar ao trabalho, você cumprimenta todos os colegas com simpatia?
A) Sim, sempre e sem distinção.
B) Nem sempre, depende do meu humor naquele dia.
C ) Não, afinal não gosto deles e prefiro não ser hipócrita.
2 - Quando alguém solicita sua ajuda, você:
A) Larga imediatamente o que está fazendo para atender o colega.
B) Não ajuda, pois cada um deve provar sua competência.
C) Se estiver ocupado com algo importante, pede para o colega esperá-lo terminar e então o ajuda.
3 - Você deixa escapar palavrões no trabalho?
A) Nunca, só baixinho, para mim mesmo.
B) Sim, quando o chefe não está perto.
C) Sempre que algo dá errado. Não consigo me controlar.
4 - Uma colega foi trabalhar com uma roupa inadequada ao ambiente profissional. Você:
A) Não liga, afinal não tem nada com isso.
B) Chama a colega para conversar reservadamente e tenta explicar por que não se usa esse tipo de roupa para trabalhar.
C) Não dá para passar em branco: comenta o deslize e faz piadinhas com os demais colegas.
5 - Você é do tipo que:
A) Decora o cantinho onde trabalha, com vasinhos, plantas, porta-retratos, adesivos etc.
B) Não liga para isso, pois o local de trabalho não é seu mesmo.
C) Procura mantê-lo limpo e organizado apenas.
6 - Para você, contar piada no trabalho é:
A) Uma forma de descontrair o ambiente sempre tão sério.
B) Inadequado.
C) Pode acontecer. Dependendo da hora, da situação, da piada e para quem é contada, pode ser divertido.
7 - Você costuma chegar atrasado ao trabalho ou em encontros profissionais?
A) Dificilmente. Saio sempre muito mais cedo, pois pontualidade é importante.
B) Às vezes, pois o trânsito está cada vez pior.
C) Sempre. Não consigo me programar e estou sempre atrasado para tudo.
8 - Que tipo de curioso você é:
A) Faz perguntas que podem ser respondidas sem constrangimento.
B) Interroga todos sobre tudo. Com curiosidade, pode descobrir coisas importantes para o seu trabalho.
C) Não pergunta nada, pois não gosta de se meter na vida dos outros.
9 - Ler revistas ou jornais durante o expediente é:
A) Uma falta de respeito com os demais colegas que estão trabalhando.
B) Inadequado. Para isso, o funcionário deveria chegar mais cedo ou ler em outro horário.
C) Normal, já que todos devemos estar bem informados.
10 - Reclamar é uma atitude que:
A) Traz resultados, pois as pessoas percebem seu descontentamento e fazem algo.
B) Só gera mal-estar no ambiente de trabalho.
C) Deve aparecer na hora certa e de forma educada.
Pontos
Some os pontos de acordo com o valor da alternativa escolhida em cada questão:
1
a) 3; b) 1; c) 0
2
a) 1; b) 0; c) 3
3
a) 3; b) 1; c) 0
4
a) 3; b) 2; c) 0
5
a) 1; b) 0; c) 3
6
a) 0; b) 3; c) 1
7
a) 3; b) 1; c) 0
8
a) 3; b) 0; c) 0
9
a) 2; b) 3; c) 1
10
a) 0; b) 2; c) 3
Resultados
De 25 a 30
Você demonstra conhecimentos sobre convivência no trabalho. O bom senso
pauta suas ações: você é simpático com os colegas e não se mete onde não
é chamado; porém ajuda quando solicitado. Tem em mente que competência
não é sinônimo de arrogância.
De 15 a 24
Você está no caminho certo, mas ainda derrapa em algumas curvas das boas
maneiras. Procure prestar mais atenção no seu comportamento e nas
reações das pessoas com você. Isso vai ajudá-lo a descobrir pontos que
precisa rever.
Menos de 15
Você ainda precisa aprender muito. O seu comportamento pode estar
gerando inimizades no ambiente de trabalho. Se não mudar, o resultado
pode ser a perda de boas oportunidades profissionais. Afinal, ninguém
gosta de trabalhar com um mal-educado.
DISPONÍVEL EM: http://mulher.terra.com.br/carreira/teste-suas-boas-maneiras-no-trabalho,c608e4ddfce27310VgnCLD100000bbcceb0aRCRD.html
LARA LUÍZA 830
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