sexta-feira, 19 de outubro de 2012

A mulher no mercado de trabalho



Há menos de cem anos, a mulher não tinha direito a voto no Brasil. Hoje, já ocupa a Presidência da República. Em pouco tempo, o dito “sexo frágil” ganhou seu espaço na sociedade e destaque no mercado de trabalho.

A mulher brasileira, sobretudo dos grandes centros urbanos, é uma profissional que, além do trabalho, administra sua casa e, não raro, estuda e encontra tempo para atividades de esporte e lazer.
E a revolução não para. A cada dia, participação feminina nas empresas cresce mais. Profissões tradicionalmente masculinas como o Direito, Engenharia ou Arquitetura ganham o charme das mulheres.
Mas nem tudo são flores. As mulheres ainda são vítimas de preconceito. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) indicam que ainda existe diferença salarial entre os sexos. O salário das mulheres equivale a 72,3% do salário dos homens. Para acabar com essa diferença, foi criado o projeto de Lei (PLC 130/2011) que prevê multa à empresa que pagar salário inferior para a mulher quando ela realizar a mesma tarefa que um homem. Se aprovada, representará o fim de uma luta.
A taxa de desemprego entre mulheres no Brasil é cerca de 60% superior à dos homens. Do total de desempregados do país, 55% são mulheres. Ou seja, elas têm mais dificuldade de encontrar trabalho e, quando encontram, ganham menos.
 Mulher Multitarefa
Filha, esposa, mãe, profissional...a mulher é “várias” em uma só. A característica multitarefa só contribui para seu sucesso. Demonstra em muitas situações capacidade de organização superior à dos homens e isso se deve certamente ao fato de que sempre foi mais exigida.

http://semprematerna.uol.com.br/bagagem-materna/desafios-da-mulher-contemporanea-no-mercado-de-trabalho

CECILIA C BATISTA--61

2 comentários:

  1. De fato, nós mulheres mesmo depois de termos conseguido muitos direitos com relação a igualdade, ainda sofremos preconceito. Tomara que essa lei de "igualdade salarial" realmente se efetive quando realizarmos a mesma função que um homem. Só assim teremos o devido reconhecimento que merecemos por lutar tanto pra construir conhecimentos e alcançar nossos objetivos. ( Maisa -827 )

    ResponderExcluir
  2. Concerteza essa lei deve ser efetivada, pois, nao queremos roubar o lugar dos homens, pelo contrario queremos somente mostrar do quanto somos capazes e merecemos reconhecimento.

    Lilian Rabelo (1446)

    ResponderExcluir

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.