domingo, 28 de outubro de 2012

Como anda a educação Brasileira?


A educação é muito importante para o desenvolvimento de uma nação.  É través da do conhecimento que um país vai para frente, aumentando a renda e a qualidade de vida das pessoas.

É por isso que a grande explicação para tanta desigualdade de renda em nosso país está fundamentada na baixa escolaridade e no descaso total á educação que vem se arrastando durante muito tempo.

De acordo com Izabel Sadalla Grispino os “Diferenciais de salário estão diretamente relacionados a diferenciais educacionais. Em meados dos anos 90, o ensino fundamental universalizou-se e com ele se agravou a qualidade. O IBGE mostra que, praticamente, 3 de cada 5 jovens leem e escrevem mal.”

Segundo o Relatório de Monitoramento de Educação para Todos de 2010, da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), a qualidade da educação no Brasil é baixa, principalmente no ensino básico. Veja o relatório da Unesco O relatório da Unesco aponta que, apesar da melhora apresentada entre 1999 e 2007, o índice de repetência no ensino fundamental brasileiro (18,7%) é o mais elevado na América Latina e fica expressivamente acima da média mundial (2,9%). O alto índice de abandono nos primeiros anos de educação também alimenta a fragilidade do sistema educacional do Brasil. Cerca de 13,8% dos brasileiros largam os estudos já no primeiro ano no ensino básico.
E ainda, a educação brasileira enfrenta problemas com a estrutura física precária das escolas que acaba influenciando na qualidade do ensino.
Apesar do Censo de 2010 (IBGE) mostrar uma queda no índice de analfabetismo em nosso país nos últimos dez anos (2000 a 2010), ainda há muito a ser feito para a erradicação do analfabetismo no Brasil.
Precisamos buscar qualidade de ensino!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.