VALORES ORGANIZACIONAIS
Conceito: valores organizacionais são “princípios ou crenças, organizados hierarquicamente, relativos a condutas ou metas organizacionais desejáveis, que orientam a vida da organização e estão a serviço de interesses individuais, coletivos ou ambos” (Tamayo & Borges, 2001, p. 343)
Os valores organizacionais possuem três aspectos básicos: (a) cognitivo – "representam respostas cognitivas prontas e privilegiadas a problemas organizacionais"; (b) motivacional – expressam interesses e metas fundamentais; e (c) organização hierárquica – expressam preferências por determinadas condutas, metas ou estratégias em detrimento de outras.
Os quatro pilares da educação e os valores organizacionais
Os eventos de capacitação, treinamento, reuniões gerenciais e técnicas, workshops, encontros, fóruns, congressos, debates, assembléias, grupos de trabalho e ou atividades de lazer e recreação promovem o desenvolvimento das competências e a internalização dos valores organizacionais quando os mesmos são trabalhos de forma coerente, inter-relacionada e integrada com a visão sistêmica focada na missão,visão de futuro e com resultados organizacionais. Assim, os quatro pilares da educação podem ser vivenciados:
♦ Aprender a conhecer, combinando uma cultura geral, suficientemente vasta, com a possibilidade de trabalhar em profundidade conhecimentos específicos técnicos e ou gerenciais. O que também significa: aprender a aprender, para beneficiar-se das oportunidades oferecidas pela educação ao longo de toda a vida e da oferecida constantemente pela organização para desenvolver competências.
♦ Aprender a fazer, a fim de adquirir, não somente uma qualificação profissional, mas de uma maneira mais ampla, competências que tornem a pessoa apta a enfrentar numerosas situações e a trabalhar em equipe. Mas também aprender a fazer, no âmbito das diversas experiências sociais ou de trabalho que se oferecem nas rotinas de trabalho, aliando os interesses particulares/individuais com os interesses organizacionais, quer espontaneamente, fruto do contexto local ou nacional, quer formalmente, graças ao desenvolvimento do ensino alternado com a atividade de trabalho.
• Aprender a conviver, desenvolvendo a compreensão do outro e a percepção das interdependências – realizar projetos comuns e preparar-se para gerir conflitos – negociar, empreender, conquistar novos espaços considerando os aspectos morais, éticos e legais na convivência com os colegas, outras organizações e no atendimento ao cidadão com tolerância e respeito pelos valores do pluralismo, da compreensão mútua e da paz.
• Aprender a ser, para melhor desenvolver a personalidade e estar à altura de agir com cada vez maior capacidade de autonomia, de discernimento e de responsabilidade pessoal. È necessário, não negligenciar da educação continuada e dos treinamentos organizacionais que capacitam e estimulam as potencialidades de cada indivíduo: memória, raciocínio, sentido estético, capacidades psicoemocionais, físicas, aptidão para comunicar-se.
*Mais informações sobre o tem a em www.gespublica.gov.br/folder
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