domingo, 28 de outubro de 2012


Administração de Recursos Humanos



Por muito tempo, a Administração de Pessoal (AP) cuidava exclusivamente de admissões, pagamento e demissões da mão de obra das empresas, limitando-se a funções burocráticas e operacionais. Naquela época, a área de AP considerava apenas as pessoas que trabalhavam em atividades físicas, de operações, mecânicas e fabris. O velho conceito de AP era derivado daquilo que os economistas chamavam de trabalho: uma atividade limitada a transformar o que provinha do fator de produção natureza.

Modernamente, o conceito de Administração de Recursos Humanos (ARH) passou por uma formidável ampliação. Hoje, a ARH é a área da administração que cuida do suprimento, da manutenção e do desenvolvimento de todo os recursos humanos da empresa. Ela envolve atividades de atrair, manter e desenvolver pessoas nas organizações. Assim a ARH requer, necessariamente, a conjunção de duas realidades: organizações e pessoas. 

A ARH está preocupada em fazer com que a organização crie um contexto no qual as pessoas se sintam bem, ao mesmo tempo em que faz com que elas agreguem valor ao trabalho que executam e permite que a organização alcance os resultados pretendidos pela sua administração. A interação entre organização e pessoas é o assunto mais importante da ARH.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.