domingo, 28 de outubro de 2012

Administração de Salários






 
(fonte da imagem:http://itweb.com.br/img/2012/03/05/8237-93057053_800.jpg)






Segundo o artigo apresentado no link à cima a Administração Salarial implica nos processos de construção e administração dos valores e movimentações salariais. Estes fatores são de difícil abordagem pois existem diversas dificuldades envolvidas, tais como restrições orçamentárias e políticas, dificuldade de identificar quem é quem, de individualizar as análises para concessão salarial, entre outras.
É abordado também a chamada Faixa Salarial, que se refere a combinação do nível de cargo com seu respectivo intervalo salarial, pesquisado no mercado. O mais utilizado pelas organizações é a mediana de mercado como ponto central a faixa, já empresas de altos potenciais optam por valores centrais mais competitivos como o 3° quadril.
Interiormente a esses limites o salário é adaptado levando em conta questões como o desempenho, experiência, potencial, orçamento, etc. É função da Política de Administração Salarial da organização promover esse gerenciamento salarial, o qual, por diversas vezes, deixa muitos colaboradores insatisfeitos.
Já no que dizem respeito às movimentações salariais, estas são conduzidas pelo gestor como decorrência de transferência de funções, admissão e resultado de avaliações de desempenho. Porém existe certa briga entre gestor e RH nesse quesito, pois muitas vezes o gestor ganha os créditos por uma decisão de aumento salarial e culpa o RH quando tal aumento não é autorizado. Fica claro que nem sempre a satisfação vai ser garantida, pois ambos os lados, organização e colaborador, possuem necessidades a serem satisfeitas.
O tema do artigo é muito interessante, pois mostra que devemos saber lidar com esse tipo de processo, conhecer as possibilidades, nos auto-avaliarmos e estarmos cientes do que realmente merecemos, temos direito e que é possível para a organização naquele momento.

(Andréia Vilela – 780)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.