domingo, 28 de outubro de 2012

Conduzir uma entrevista com candidato a emprego


Conversa significa trocar idéias sem uma finalidade necessariamente específica. Entrevista já é um encontro ajustado, quando o bate-papo tem pauta e o conteúdo será avaliado. Exige técnica, generosidade e bom senso do entrevistador, principalmente quando se trata de uma entrevista de emprego.

“Mas não precisa ser rígido, o papel do entrevistador é facilitar a conversa, fazendo com que o candidato se sinta tranqüilo para fornecer as informações”, afirma consultora Isabel Arias, ex-diretora de Recursos Humanos da Newcomm e conselheira de Roberto Justus no programa O Aprendiz, da TV Record.

Ainda que o mais usual seja o candidato passar, em princípio, por alguém da área de Recursos Humanos, é comum, pelo menos nos cargos de alto escalão, ser sabatinado pelo presidente ou por um grupo de gestores da empresa. “Entrevistar pessoas é uma forma inteligente de conhecer mais sobre o mercado, mas também uma forma de saber quem são os talentos da empresa e o que os motivam na busca por resultados”, comenta Isabel.

Uma boa entrevista, segundo a consultora, permite ao entrevistador imaginar situações que ele poderá vivenciar com o candidato no futuro, como em discussões, na hora de pedir ajuda e até como seria o encontro numa festa de final de ano da empresa. “Escutar e analisar são as maneiras para melhor interpretar a empatia com o colaborador”, afirma.
E nada impede, inclusive, que uma entrevista comece até numa ocasião social. “O mundo das indicações/apresentações é muito dinâmico, o tempo todo estamos buscando talentos e apresentando talentos”, comenta Isabel, que listou algumas dicas para gestores conduzirem uma entrevista. “Só não pode querer falar mais que o candidato.”



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.