Na expectativa de ver a empresa crescer mais rápido, alguns
empreendedores tentam abraçar o mundo e executar o maior número possível de
tarefas possível dentro do negócio. A centralização demasiada, no entanto, pode
acabar prejudicando o bom andamento da operação.“O líder precisa aprender a
delegar e distribuir tarefas para poder crescer e expandir o seu negócio”( Verônica
Rodrigues). Segundo Verônica Rodrigues, fatores como o receio de perder o
controle, a desorganização e a falta de priorização das atividades e do preparo
dos funcionários para assumi-las levam líderes de pequenas e médias empresas a
assumir mais funções do que podem dar conta, deixando de lado o papel
estratégico que deveriam estar exercendo.
Preceitos básicos para conseguir delegar tarefas na sua
empresa:
·
Transforme-se em um líder-coach: Se antes
você costumava passar as ordens ao funcionário e dizer como ele deveria
executá-la, demonstre que ele é valorizado e o estimule a mostrar as
competências e qualidade que ele possui. “Um líder-coach é aquele que faz
perguntas e faz o colaborador pensar para encontrar as saídas e as soluções por
si, de modo independente”, explica Verônica. Ouça as ideias que ele tem para
apresentar e criem juntos uma solução, ou uma possibilidades de inovação. “O
líder-coach acredita que não precisa ser o melhor em todas as especialidades,
mas ter consigo os melhores em suas especialidades, para obter resultados por
meio do resultado do trabalho destas pessoas.”
·
Priorize as atividades estratégicas: O
papel do líder é hierarquizar as tarefas que devem ser executadas pela equipe e
assumir para si apenas aquelas que são maisimpostante. “As atividades
consideradas estratégicas são as que só o empreendedor pode realizar naquele
momento”, diz a consultora. Entre arquivar documentos e visitar clientes, não
há dúvida que o dono do negócio deve delegar a primeira tarefa e se dedicar
mais à segunda. E se o empreendedor não consegue diferenciar o que é
prioridade, vale procurar um coaching. Na rotina de oito horas diárias ou mais,
liste as tarefas e defina quais as mais importantes para o seu empreendimento e
quanto tempo levará para executá-las. As que sobrarem, sendo menos importantes,
podem ser delegadas, ficar para o dia seguinte ou não serem executadas - o
importante é estar ciente do peso de cada decisão.
·
Analise seus funcionários: Faça um
mapeamento para identificar os principais talentos da empresa, qualidades e
experiências deles e relacioná-los às necessidades de cada posição. Esta
análise permitirá que você distribua as tarefas às pessoas mais qualificadas
para executá-las, aumentando a eficiência dos processos. O RH deve ter
ferramentas adequadas para analisar os perfis dos funcionários e ajudar o líder
nestas decisões. Se a empresa ainda é pequena e não conta com uma equipe de RH,
ele pode recorrer a uma consultoria ou fazer cursos para se capacitar. Mesmo em
uma microempresa, as tarefas podem ser distribuídas levando em conta a carga de
trabalho de cada colaborador.
·
Defina um plano de desenvolvimento: Depois
de definir quais tarefas podem ser delegadas e para quem, o próximo passo é
montar um plano de desenvolvimento. Com a responsabilidade compartilhada com
seus colaboradores, o plano servirá para identificar áreas que precisam ser
aprimoradas no serviço a ser prestado. Mais tarefas poderão ser delegadas e
você conseguirá focar no desenvolvimento do seu negócio.
·
Siga em frente, apesar do erro: Você
aprende a delegar tarefas, mas quando os primeiros erros aparecem, volta a
abraçá-las e concentrá-las. “Infelizmente, este é um hábito muito comum, que
deriva da incapacidade ou despreparo do líder em capacitar, treinar ou preparar
outras pessoas”, diz Verônica. Ela explica que delegar é uma competência que os
líderes devem possuir, desenvolvendo por treino ou em um programa de coaching.
E se a decisão que seu colaborador tomou não foi a que você gostaria, converse
com ele e explique quais os seus critérios, verificando prós e contras na
escolha dele. Assim, você esclarece como prefere que determinado assunto seja
analisado e resolvido.
·
Acompanhe a execução: Para não correr o
risco de se frustrar com o desempenho dos funcionários nas tarefas que você
delegou, acompanhe de perto a execução e intervenha, se necessário. “Nenhum
líder deve se conformar com erros frequentes ou tolerar a mediocridade. Deve
tentar identificar e agir para eliminar as causas”, afirma a consultora sobre o
trabalho do líder em gestão de pessoas e processos. Leve em conta que cada
colaborador tem uma curva de aprendizado e analise a melhor maneira de fazer
com que ele atinja as metas. Quando definir um objetivo e for comunicá-lo à
equipe, seja claro e se certifique de que foi compreendido. No plano de
desenvolvimento, considere uma análise prévia do que será necessário para os
funcionários executarem as tarefas: material, equipamento, software ou mesmo um
reforço de pessoal.
Texto retirado de:
http://exame.abril.com.br/pme/noticias/como-delegar-tarefas-na-sua-empresa?page=1
http://exame.abril.com.br/pme/noticias/como-delegar-tarefas-na-sua-empresa?page=2
Pedro Augusto Alves Ladeira(823).
Talvez este seja um dos maiores desafios de um líder , delegar tarefas ( dar ordens ), e tão difícil quanto fazer isto, é o sucesso ( fazer com que elas sejam executadas corretamente pelos colaboradores )
ResponderExcluir( Caio Ribeiro - 820 )