domingo, 28 de outubro de 2012


Desenvolvimento pessoal


O desenvolvimento pressupõe um crescimento cognitivo, pessoal, que é observado através dos comportamentos (implica "o falar", a forma de estar, pensar, sentir e agir...). O desenvolvimento pessoal é uma área de estudo do “Ser” que abrange diversos conhecimentos, conceitos, recursos e técnicas relacionadas ao desenvolvimento do potencial humano. Nem sempre os trabalhadores estão condicionados psicologicamente para executar suas funções. Cabe então a organização, principal interessada nos serviços do colaborador, mapear e se necessário proporcionar ao individuo bem estar suficiente para que possa produzir. Vejamos um processo de reeducação pessoal, disponível em http://tratamentodadepressao.org/194-desenvolvimento-pessoal/

As áreas de vida que envolvem o desenvolvimento pessoal são:
  1. Auto-conhecimento - Ser mestre de si mesmo. Ter percepção dos bloqueios e limitações e superá-los com o poder da consciência de si e da mente.
  2. Planejamento pessoal – Melhorar a performance de vida.
  3. Administração do tempo – Investir tempo no que é útil para o crescimento interior e bem estar.
  4. Comunicação interpessoal – O cuidado e a preocupação dos interlocutores na transmissão dos dados ou das informações em questão para que se obtenha o sucesso no processo desejado. O sucesso na comunicação não depende só da forma como a mensagem é transmitida, a compreensão dela é fator fundamental
  5. Relacionamento humano – Relacionamento entre pessoas é a forma como eles se tratam e se comunicam. Estar com pessoas que nos façam sentir especiais e nos impulsionem para o que é positivo, nos motivem e vice-versa.
  6. Qualidade de vida – Envolve o bem físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, como família e amigos e também a saúde, educação, poder de compra e outras circunstâncias da vida.
  7. Empreendedorismo – Indivíduo que detém uma forma especial, inovadora, de se dedicar às atividades de organização, administração, execução; principalmente na geração de riquezas, na transformação de conhecimentos e bens em novos produtos – mercadorias ou serviços
  8. Poder mental – Desenvolver as funções mentais em prole das realizações e conquistas positivas: Funções do consciente: raciocínio, análise, lógica, capta as informações via cinco sentidos, poder de escolha, tempo e espaço, diferencia o certo e o errado, entre outras funções. Funções do inconsciente: responde por, aproximadamente, 90% do comportamento, memória profunda, controla as funções orgânicas, fenômenos paranormais, entre outras.
  9. Liderança – É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização.
  10. Motivação – É uma força interior que se modifica a cada momento durante toda a vida, onde direciona e intensifica os objetivos de um indivíduo.
  11. Produtividade – A relação entre a produção e os fatores de produção utilizados.
  12. Marketing pessoal - Valorizar o ser humano em todos os seus atributos e características. Inclusive em sua complexa estrutura física, intelectual e espiritual. Visa possibilitar a utilização plena das capacidades e potencialidades humanas na área profissional e na da vida pessoal.
Aceitar entrar num processo de desenvolvimento pessoal é permitir-se analisar todas as questões vivenciais que nos envolvem, ter uma percepção de quais estão em défice, onde estão os desafios, o que deve ser alterado e o que podemos fazer para obter resultados diferentes e bem sucedidos.

Um comentário:

  1. Ótimo texto!
    Parabéns, podemos fazer melhor para si sempre, como dito no link: https://junior-batista-hipnologo-e-hipnoterapeuta.negocio.site

    ResponderExcluir

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.