sábado, 27 de outubro de 2012

Inovação e criatividade


Inovação e criatividade são essenciais para o continuo desenvolvimento e competitividade de uma nação. Coisas boas acontecem quando o pensamento inovador começa, ele poderá ajudar na criar novos produtos, melhoria nos processos, novas tecnologias tornando a empresa mais  competitiva.
O investimento em criação, novas tecnologias favorece não somente a pesquisas de ideias, através da internet, mas também contribui para que a empresa torne-se mais produtiva. Hoje a inovação está mais centrada à gestão de negócio, onde há constantemente melhorias no que já existe, e por vezes percebemos baixa originalidade, porém o pensamento criativo servirá como base tanto para um processo de inovação quanto originalidade.
O pensamento criativo é a fundamentação sobre a qual você constrói uma ideia inovadora ou original. Exercitar este pensamento é simples. Pense sempre nas perguntas e busque respostas.
  •   Se eu não fizesse estas atividades desta forma, de que outra forma faria?
  • Como poderei dinamizar as minhas atividades sem comprometer a qualidade?
  •   Como poderei agregar valor às atividades que executo?
  •    Com o poderei agregar valor ao negócio da empresa?
  •  Que outros produtos ou serviços poderão criar a partir do que já existe?
  •  Que outros produtos ou serviços poderão criar para preencher uma necessidade específica de uma população?
 Lembre-se dos curiosos! Muitas vezes é preciso criar várias respostas para cada pergunta. O processo criativo, em alguns casos, é solitário, partindo de observações, sentimentos, inquietudes, mas que para ser colocado em prática é necessário compartilhar, este é em alguns casos um grande entrave. As pessoas nem sempre compartilham suas ideias por medo de serem furtadas, correndo o risco de morrerem na gaveta, ficando assim somente na geração de ideias deixando de lado o colocar em prática.
Emilia Vargas-238

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.