sábado, 27 de outubro de 2012

Motivação 100% - O DNA do sucesso!

      O mundo de hoje é frio, calculista e as relações estão cada vez mais difíceis. Por insegurança ou mesmo conforto, as pessoas estão cada vez mais se distanciando. Os serviços "delivery" estão a todo vapor em farmácias, pizzarias, autopeças e outros...
      As pessoas parecem ter se esquecido da magia que um sorriso proporciona. Vendedores estão esquecendo-se desta força milagrosa que só existe em pessoas motivadas. Empresários e profissionais também. Um profissional do serviço de saúde atende o paciente e sequer o olha nos olhos. Walt Disney costumava dizer: "Eu posso ensinar qualquer coisa a qualquer um, menos a sorrir".
      Faça você mesmo o seu balanço motivacional. Veja como está o DNA de sua motivação, de seu comprometimento, de seu interesse pelas pessoas. Você é daqueles que fazem ou daqueles que reclamam? O que está atrapalhando é a meta ou a sua resistência em relação a ela?
      A fama de "durão" não combina mais com sucesso. Empresários, executivos, gestores, vendedores, educadores e todas as suas equipes sabem muito bem que hoje é preciso encantar pessoas, encantar clientes para manter o foco e fortalecer o negócio.
      Numa pesquisa sobre liderança onde se perguntava qual era o principal atributo que a pessoa gostaria de encontrar num líder, a resposta principal foi: que o líder fosse um grande ouvinte.
Penso que além de ser um bom ouvinte o líder deve estar sempre reformulando o seu DNA de compromisso com a equipe, com o negócio e com os clientes com um foco 100% em resultados através das pessoas.
Neste caso vai saber respeitar as individualidades e trabalhar o potencial de cada um em prol da equipe, do negócio.
      O ser humano não é igual a um sapato, um carro, um fogão e uma geladeira que nascem novos e vão se gastando, ao contrário, nascem não prontos e vão se fazendo.
      Qual a diferença entre o fracasso e o sucesso na vida das pessoas? Não há truque, nem varinha de condão ou poção mágica... O que existe é trabalho, forma de pensar e planejar. Quando o trabalho é um prazer, a vida é uma alegria. E quando o trabalho é um dever, a vida é uma escravidão. Vivemos num mundo de escolhas.
      Uma boa alternativa e que se traduz num caminho de sucesso é esta: pessoas 100% motivadas e comprometidas, de sorriso fácil e que se interessam verdadeiramente pela vida das pessoas. Seja o presidente da empresa, seja aquele senhor humilde que cuida da portaria.

Michele Barbosa Ribeiro - 435

Um comentário:

  1. Definitivamente, é preciso incentivar, motivar , elogiar, gratificar... tantas são as ações que devem ser tomadas para valorizar o trabalhador e consequentemente, ter como retorno somente fatores positivos !

    ResponderExcluir

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.