domingo, 28 de outubro de 2012

O desafio de demitir alguém


        Ter de despedir alguém é horrível, tanto para a pessoa que está despedindo quanto, obviamente, para aquele que é despedido. Mesmo a maior parte dos bons executivos considera tal tarefa extremamente difícil. Portanto, o que fazer para que esse momento seja menos doloroso e turbulento possível?

       Especialistas dizem que os executivos precisam encarar a demissão como um processo que exige controle absoluto, devendo saber ao que devem ou não fazer nesse momento.

       Primeiro, o especialista cita os três erros mais comuns cometidos pelos executivos nesse momento: precipitação, falta de transparência e demora exagerada. E como fazer a coisa certa, então? Jack diz que é preciso eliminar as surpresas. Para isso, ele recomenda que o gestor faça um bom processo de avaliação de desempenho, pois ele simplesmente informa e prepara as pessoas de forma mais honesta e aberta possível para o que terão de enfrentar mais adiante.

       Outro ponto importante é eliminar a humilhação. Se o gestor agiu de forma certa, a notícia não irá pegar o empregado de surpresa. Mesmo assim, possivelmente ele ainda estará muito magoado. Nessa situação, vale a pena investir a autoconfiança do funcionário que foi demitido mostrando para ele que ele achará um bom emprego mais adequado com as suas habilidades.

       A idéia é fazer com que o ex-funcionário consiga fazer um pouso tranqüilo onde quer que ele vá. “A demissão é uma realidade amarga em qualquer empresa. Contudo, se você souber lidar com ela do jeito certo, poderá ao menos torná-la suportável para o demitido”.

http://www.rbaonline.org.br/arquivos/adm_notindividual_n.php?p=adm_notindividual_n.php&id=390&tit=Sala


Michele Barbosa Ribeiro - 435

2 comentários:

  1. Muitas pessoas ao serem demitidas se sentem completamente um ´´lixo´´, a questão demissão mesmo que seja sem justa causa acaba causando frustração a quem passa por essa situação.

    Ana Paula-861

    ResponderExcluir
  2. Encarar a situação de ser demitido não é fácil, também ja passei por isso, mas como foi dito neste post é preciso saber lidar com esta situação para conseguir encarar o próximo emprego ( Caio Ribeiro - 820 )

    ResponderExcluir

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.