sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Estresse no processo de mudança


Estresse no processo de mudança
As mudanças estão presentes em toda à parte: na tecnologia, na ciência, na medicina, no ambiente de trabalho, nas estruturas organizacionais, nos valores e costumes sociais, na filosofia e até mesmo na religião. No mundo coorporativo não é diferente. As pressões originadas pelo mercado têm exigido que as empresas mudem constantemente para fazer frente a condições competitivas, exigindo continuamente uma enorme solicitação de adaptação das pessoas em geral, tanto para os jovens como para os mais velhos. Toda mudança implica novas abordagens e soluções, rompendo com o estado de equilíbrio alcançado anteriormente e o substitui por um estado provisório de tensão. E é nesse ambiente que o estresse costuma aparecer entre os executivos que têm uma vida repleta de desafios e nem sempre podem responder adequadamente a estímulos. A mudança organizacional caracteriza-se por fazer transformações cada vez mais rápidas, profundas e amplas que exercem um impacto direto nos trabalhadores. Seus efeitos, positivos ou negativos, geram instabilidade e consequentemente podem levar ao estresse, ou seja, implicam renúncias, perdas e adaptações. As necessidades de mudanças podem ser comparadas a um ciclo vicioso; o momento presente está quase sempre exigindo mudanças, essas mudanças acabam trazendo novos problemas. Esses problemas despertam novas soluções, as quais passam a exigir novas mudanças e assim por diante. Cada vez mais, é de interesse das empresas, trazerem soluções aos seus funcionários, como forma de melhorar a produtividade e a satisfação interna, para que estas pressões, naturalmente causadas pelas mudanças, sejam minimizadas. Cada individuo reage de maneira diferente em meio as pressão do cotidiano e de um ambiente de mudanças, cabe as empresas prestarem atenção em seus funcionários e terem cautela para que as transições sejam feitas sempre da melhor maneira possível.
Fonte: http://sobolhardeumrp.blogspot.com.br/

(Jailson Alves – 174)

2 comentários:

  1. Atualmente a nossa vida é um corre, corre, que o estresse tem sido o grande causadores de doenças. As organizações cada vez mais sofrendo pressões, tano chefes, quanto sócios e colaboradores e sabemos que adaptar nao é de um dia para o outro, mas, afinal, teremos que nos adptar, pois, com tantas informações e tecnologias o dia a dia vai ser cada vez mais corrido tanto dentro da organização quanto em nossas vidas particulares.
    Lilian Rabelo (1446)

    ResponderExcluir
  2. Sua postagem foi muito interessante, pois é nítido nos dias atuais as mudanças do ambiente em que estamos vivendo. Devemos estar em constante desenvolvimento, seja na nossa vida pessoal ou profissional. As organizações também devem sempre estar se adequando a essas mudanças para ficarem a frente no mercado competitivo. Mudar nem sempre é fácil, criamos uma resistência dentro de nós a mudanças. O fato de mudar para o desconhecido nos amedronta, pois nos sentimos seguros na zona de conforto, mas é necessário mudarmos para não ficarmos para trás.
    (Maisa - 827)


    ResponderExcluir

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.