sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Curiosidade: O currículo do futuro


Os executivos de recursos humanos brasileiros aparecem na primeira colocação entre os que mais acreditam que as redes sociais - como LinkedIn e Facebook - vão substituir os currículos tradicionais no futuro.
De acordo com a pesquisa global, conduzida pela consultoria Robert Half, 34% dos entrevistados do Brasil apontam ser muito provável essa substituição, enquanto outros 42% consideram um pouco provável. A Holanda aparece na sequência: três em cada dez executivos apostam na mudança do CV tradicional para as redes sociais, e outros 50% acham pouco provável.
TOP 5 - Muito provável que os CVs tradicionais sejam substituídos por perfis nas redes sociais*
1- Brasil 34%
2- Holanda 30%
3- Chile 29%
4- Itália 16%
5- Suíça e Luxemburgo 14%
* % de executivos que consideram muito provável a substituição no futuro dos CVs tradicionais por perfis nas redes sociais (Fonte: Robert Half)
Quando questionados sobre a eficiência das redes sociais como ferramentas de recrutamento, 54% dos brasileiros acreditam no potencial delas. Nesse quesito, a liderança fica por conta dos executivos da China (64%) e de Cingapura (56%). Os da Alemanha (67%) são os que menos consideram as redes sociais eficientes no recrutamento, seguidos pelos da Bélgica (63%).
No Brasil, o principal uso das redes sociais no processo de recrutamento se dá na verificação de referências de potenciais candidatos, conforme relatado por 25% dos RHs brasileiros. O uso das redes também foi considerado válido para os pesquisados na comunicação com candidatos (24%) e na seleção de profissionais (21%).
Na média global, as redes sociais são consideradas muito úteis na seleção e na comunicação com candidatos, segundo 26% dos executivos.
A pesquisa sondou 1 876 diretores de RH em 16 países.
Será que essa moda pega no Brasil???

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Curiosidade interessante. Pode ser que talvez essa moda pega sim, pois, hoje as redes sociais e a internet esta tão ligadas em nossa vida, que é muito dificil viver sem ela. Agora quanto a eficiencia dos dados para o recrutamento eu tenho duvidas se possa ser tão eficiente.

    Lílian Rabelo (1446)

    ResponderExcluir
  3. Creio que isso realmente possa acontecer. Atualmente as redes sociais estão muito presentes em nossas vidas e mesmo não querendo devemos fazer parte desta.
    Em um texto lido no portal da administração vi quando falaram sobre como as crianças de hoje em dia nascem com conhecimentos incorporados, sendo então chamadas de crianças digitais. Estas crianças nasceram na era digital e crescem conhecendo as novas invenções; são atraídas pelos desenvolvimentos tecnológicos e desejam possuí-los. O que muitas vezes esquecemos é que as crianças de hoje serão os adultos de amanhã, que terão como lembranças de sua infância a aquisição de seu primeiro celular ou primeiro computador e não como brincar de bolinha de gude, esconde-esconde como foi na nossa época.

    (Maisa - 827)

    ResponderExcluir

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.