quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Confira 8 sugestões para inovar na sua empresa.


Divulgação
Confira 8 sugestões para inovar na sua empresa.

 Estar de ouvidos atentos ao que dizem os colaboradores, aos pedidos dos clientes e as dicas dos fornecedores é fundamental, pois uma boa sugestão pode vir de qualquer lado.Confira 8 sugestões de onde inovar na sua empresa.

Liderança
Qualquer iniciativa começa pela direção da empresa. Sem o estímulo e o exemplo do líder, dificilmente se cria um ambiente propício para a inovação.  E para estimular a busca e transformação de boas ideias em oportunidades de negócio é importante criar um ambiente propicio para isso. “Promover reuniões rápidas no meio do expediente ou mesmo colocar um quadro à vista de todos  para anotar as sugestões pode até parecer ingênuo, mas tem um efeito melhor do que se imagina.”, explica Campos. 


Rede de relacionamento
Uma empresa não vive isolada. É muito importante criar e manter relacionamentos saudáveis. Podem ser com parceiros, fornecedores, clientes, vizinhança, investidores.  Eventualmente, alguém dessa rede percebe movimentos de mercado que podem ser benéficos para a empresa, já que muitas vezes a empresa fica concentrada em seus processos. Então, procurar novas maneiras de reforçar os laços pode ser uma boa ideia.


Capacitação
Investir na equipe não pode e nem deve ser considerado um custo, mas sim uma oportunidade para ampliar a capacidade de usar melhor os recursos da empresa e desenvolver produtos e serviços diferentes. Implantar um bom curso de capacitação é uma ótima maneira de inovar e incentivar outras inovações.


Comunicação interna
O empresário deve se esforçar e estimular um ambiente de comunicação acessível. É importante se comunicar de forma organizada e transparente, mas preservando o sigilo e a proteção das informações críticas da empresa. Murais, intranet, jornais internos, blogs corporativos são boas possibilidades.


Comunicação externa
Da mesma maneira, a forma de se comunicar com o mercado está muito mais dinâmica do que há algum tempo. Dependendo do negócio, é importante investir em novos canais diferentes e se comunicar de forma simultânea. O formato da comunicação deve ser flexível e estimular a interação com o público.


Concorrência
Procure saber o que a concorrência está fazendo. Se possível, visite seu concorrente, avalie seus produtos, preços, promoções, atendimento, etc. É sempre importante saber o que o seu mercado está fazendo, as mudanças e onde residem seus diferenciais. 


Ouça seus clientes
Essa é a fonte de informação mais barata e importante que existe, no entanto, nem sempre é utilizada pelas empresas. Criar ferramentas que melhorem essa interação pode lhe fornecer boas ideias de oportunidades de negócio para a empresa.


Reconhecimento
Valorizar o esforço pessoal e em equipe, estabelecer objetivos claros e determinar formas de mensuração são fundamentais As recompensas podem ser financeiras ou pode vir na forma de presentes, placas, troféus, folgas ou até comunicações públicas. O importante é que as recompensas estejam atreladas à criação e geração de oportunidades de inovação para serem desenvolvidas pela empresa.


Jailson Alves Moreira (174)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.