quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Salários maiores significam maior produtividade?

       A Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas, mais adiante, em 2016, terão na geração de empregos e aumento de salários. Mas é o próprio crescimento do país, com investimentos privados e oficiais em várias frentes, principalmente em infra-estrutura, energia, gás, petróleo e transportes, só para citar alguns, é que vai manter aquecido o mercado de trabalho.
      Além da atração, retenção e qualificação de talentos, outro grande desafio das empresas é elevar a produtividade. Se os salários sobem, como vem ocorrendo nos últimos anos, o aumento da produtividade é fator crítico para a competitividade e o crescimento sustentável, seja de uma organização, seja da própria economia do país. Um dos quebra-cabeças para as empresas é buscar uma fórmula para equilibrar o crescente aumento das remunerações com a redução das margens imposta pela competição acirrada em muitos setores. Para o governo, o desafio é evitar que o reajuste de salários comprometa as metas de inflação e não diminua ainda mais a competitividade global do país.
      Alguns benefícios concedidos pelas empresas para atrair e reter talentos – como carro, plano de saúde, escola para filhos etc. ­­– representam salários indiretos e, portanto, aumentam os custos de mão de obra. Mas existem alternativas para equilibrar remuneração e produtividade, como a remuneração variável ou bônus por resultados, prática adotada mais nas empresas financeiras e certos segmentos do varejo.

Mariaca, M. (www.adiministradores.com.br), 10 de setembro de 2012.

Michele Barbosa Ribeiro - 435

Um comentário:

  1. É importante ressaltar que um bom salário motiva qualquer trabalhador, porém conforme temos estudado a motivação tem vários outros aspectos que precisam ser levados em consideração, tais como a satisfação pessoal, o ambiente de trabalho, a sáude física e mental, e também a possibilidade de se ter reconhecimento dentro da organização na qual se está inserido.
    (Vânia Lúcia - 1457)

    ResponderExcluir

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.