Segundo Chiavenato(2004), Benefícios são regalias e
vantagens concedidas pelas organizações, a título de pagamento adicional dos
salários à totalidade ou a parte de seus funcionários. Constituem geralmente um
pacote de benefícios e serviços que faz parte da remuneração pessoal. Os
benefícios e serviços sociais incluem uma variedade de facilidades e vantagens
oferecidas pela organização, como assistência médico-hospitalar, etc. (...) Na
verdade, os benefícios além do seu aspecto pecuniário ou financeiro servem para
livrar os funcionários de uma série de transtornos, (...). Os benefícios
sociais estão intimamente relacionados como aspectos da responsabilidade social
da organização(314-315).
Os benefícios têm como meta tornar a vida do
trabalhador mais fácil e agradável. A remuneração não visa apenas
recompensar os funcionários pelo seu trabalho e dedicação, mas tornar a sua
vida mais fácil e agradável. Os benefícios e serviços aos funcionários são
formas indiretas da compensação total. O salário pago em relação ao cargo
ocupado representa apenas uma parcela do pacote de recompensas que as
organizações oferecem ao seu pessoal. Considerável parte da remuneração é feita
através da oferta de benefícios e serviços sociais aos funcionários. Estes
benefícios representam a compensação financeira indireta através de recompensas
e serviços proporcionados pela organização, além dos salários, como: pagamentos
por tempo não trabalhado, pagamento de bônus baseados no desempenho e os custos
de serviços relacionados com alimentação, transportes etc.
Além do aspecto pecuniário ou financeiro, os benefícios servem para livrar os funcionários de uma série
de transtornos. Dessa forma, os benefícios estão ligados e associados com aspectos da responsabilidade social da
organização.
(Vânia Lúcia - 1457)
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