domingo, 7 de outubro de 2012

Como transformar o seu potencial em Liderar?

                                     
Como discutimos nas aulas o tema de preparação de líderes, achei um texto muito legal que leva o assunto de uma maneira de fácil intendimento, dando dicas para transformar suas habilidades em uma boa liderança.
O autor dividiu sua matéria de uma maneira que cada parágrafo uma frase é sublinhada, dando uma importância maior a ela, sendo que no primeiro parágrafo era sorte= oportunidade+preparação, a qual ele enfatizava que as pessoas tem que a partir da prática criarem suas sortes, mas não esperando que ela caia do céu e sim correr atrás.
A segunda parte ele enfatizou que a liderança é um trabalho e não uma medalha de honra, o qual ele explica que o líder tem que identificar suas habilidades e buscar a excelência naquilo que cabe em sua função. Partindo para a próxima frase o autor alerta, "peça feedback; não espere que este lhe seja oferecido", onde as pessoas tem que examinar quais são os seus defeitos,suas qualidades e como poderá ser corrigidos os erros.
Chegando a metade do assunto ele cita uma frase muito importante que é a expansão em círculos concêntricos, explicando que o líder sempre tem que aumentar seu leque de habilidades, para que em todas  situações as pessoas possam resolve-las de uma melhor maneira. E por fim seja um criador de líderes, pois  dessa maneira você poderá ser considerado um verdadeiro líder, ficando visível as coisas boas de seu trabalho para a empresa e para seu sucessor.
Para terminar, o autor deu uma dica aos leitores que querem ser líderes no futuro: "Na sua organização eleja três profissionais que você considera uma referência como líder e tente agendar um bate- papo com eles. Diga que você gostaria de aprender sobre a prática de liderar. Nesse encontro, peça que cada um conte pouco de sua trajetória profissional, suas realizações, seus desafios e principalmente, a sua melhor estratégia para ensinar as pessoas. O que essas histórias têm em comum? Quais idéias e comportamentos você pode levar para sua prática como líder? Nesse encontro, compartilhe também as suas metas e sonhos... e não deixe de ouvir com atenção, sempre!"

(Leonardo Fonseca- 825)

Link: http://vocesa.abril.com.br/blog/mochileiro-corporativo/2010/11/30/como-transformar-o-seu-potencial-em-liderar/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.