terça-feira, 23 de outubro de 2012

Tipos de profissionais difíceis de lidar

Vi essa reportagem no site da revista VOCÊ S/A, achei muito interessante e pensei em compartilhar com vocês. É normal encontrarmos vários tipos de funcionários nas empresas nas quais estamos trabalhando. E essa reportagem mostra os 5 tipos mais comuns desses profissionais e dá dicas de como lidar com esses "difíceis"colegas de trabalho.

Impositivo
ImpositivoPRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Inflexível: nunca abre mão de sua vontade.
Autoritário: usa o poder como argumento.
Agressivo: intimida os colegas.
Egoísta: ignora opiniões, sentimentos e necessidades alheias.
Destrutivo: faz críticas depreciativas.
Antipático: tem dificuldade de se relacionar.

COMO LIDAR: Seja assertivo e diga claramente e com firmeza o quanto aquele comportamento agressivo o incomoda e como você quer ser tratado. Além disso, procure entender qual é o motivo da agressividade para deixá-lo seguro e sem necessidade de agredir. Certamente ele vai confiar mais em você e a comunicação será mais tranquila.
Vitima
Vítima
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Negativo: está sempre vendo o lado ruim das
 situações e dizendo coisas desagradáveis.
Pessimista: não se entusiasma com mudanças e
 sempre acha que nada vai dar certo.
Insatisfeito: sempre reclama da situação na empresa 
e das injustiças que sofre.
Folgado: dá um jeito de livrar-se das piores tarefas.

COMO LIDAR: Não alimente a insatisfação das vítimas com comentários negativos sobre a empresa, o trabalho, os colegas e o chefe. Quando elas reclamarem, estimule-as a resolver o problema com a pessoa envolvida na situação que as incomoda.
 
DominadorDominador
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Argumentador: defende suas ideias com
 excessivo vigor.
Do contra: sempre discorda da opinião do
 outro para mostrar que tem razão.
Arrogante: faz muitas objeções e dá a impressão
 de que quer prejudicar o colega.
Egocêntrico: tem dificuldade de ouvir, só concordando
 se o argumento do colega tiver respaldo em fatos e, claro, concordar com ele.

COMO LIDAR: Antes de dizer suas ideias, escute com atenção tudo o que ele tem a dizer. O dominador precisa sentir que suas ideias foram ouvidas. Quando for conversar com ele, esteja preparado com dados convincentes.
Passivo
Passivo
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Bonzinho: Cede em prol dos interesses do
 colega, buscando aprovação.
Permissivo: evita confrontos e se mostra
 amável e extremamente colaborador.
Desorganizado: não sabe dar limites e se perde
 em suas atribuições.
Hesitante: não se posiciona em momentos importantes,
 não dá ideias, não antecipa problemas.
Duvidoso: não assume responsabilidades — nem pessoais nem no trabalho.

COMO LIDAR: Estimule a participação dos passivos, pedindo opiniões e fazendo perguntas para que se posicionem e assumam responsabilidades em relação ao trabalho. 

Dissimulado
Dissimulado
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Inescrupuloso: assume o crédito pelo trabalho 
dos outros para subir na carreira.
Desonesto: finge amizade e colaboração para obter
 a confiança do colega e, assim, conhecer as suas
 fraquezas para usá-las a seu favor.
Desleal: oferece ajuda para demonstrar a
 fraqueza do colega, sempre em público.
Egoísta: não tem intenção honesta de ajudar o outro.
Bajulador: quando precisa de algo ou de alguém,
 acha que tem de seduzir, massageando o ego do outro.

COMO LIDAR: Registre tudo o que foi discutido e sempre peça fatos e dados que comprovem aquilo que o manipulador diz.
 Vou deixar um link aqui para quem tiver interesse em saber qual é seu perfil de funcionário e ler assuntos relacionados: http://vocesa.abril.com.br/guias/perfil-profissional/index.shtml

( Maisa - 827 )

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