quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Remuneração Estrategica a nova forma de remunerar




Atualmente em todo o mundo vem ocorrendo mudanças, podendo ser passageira ou para ficar como um marco. Essas mudanças vêm ocorrendo principalmente na remuneração dos colaboradores das mais diversas empresas. A remuneração estratégica é a mais nova mudança na maneira de remunerar, sendo usada com frequência e seus divisores sendo os mais utilizados a remuneração por habilidade e remuneração por competências, motivando os funcionários e consequentemente atingindo os resultados de uma empresa.

“Segundo Minamide (2008), a remuneração estratégica deve representar um elo entre o funcionário e a nova realidade das organizações. Ela deve se adequar a as características da empresa e levar em conta o seu planejamento para o futuro, o funcionário deve se sentir valorizado contribuindo para o sucesso da organização e atingindo as metas estabelecidas. Com isso a empresa consegue uma maior aproximação com seu funcionário.”

Na remuneração estratégica envolve três tipos de remuneração e o Programa de  Participação de Lucros e Resultados.

Tipos de Remuneração:

·         Remuneração Funcional: Um sistema mais tradicional gerando equilíbrio com os salários praticados no mercado e promovendo uma igualdade de salários dentro da empresa.

·         Remuneração Direta: Mais conhecido como benefícios e incentivos, sendo uma forma de atrair e manter as pessoas dentro da organização.

·         Remuneração por Habilidades: Tem como objetivo valorizar a capacidade dos funcionários e o aperfeiçoamento delas.

·         Remuneração por Competência: Remunerar pelas competências que agregam valor a empresa.

Programa de Participação de Lucros e Resultados:

“A Participação de lucros é um modelo de remuneração visa alavancar os resultados da empresa através do comprometimento dos funcionários e busca juntar os objetivos de varias áreas dentro da empresa com aqueles definidos pela alta administração.”

 

As empresas voltadas para o futuro estão adotando o processo de Remuneração Estratégica, porém, cabe à empresa analisar as necessidades dos seus funcionários, mas, não deixando a sua filosofia de lado.
http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/a-remuneracao-moderna/23644/

                                       Lílian Rabelo (1446)

Um comentário:

  1. A remuneração estratégica pode beneficar a organização, como também os funcionários, mas primeiramente deve-se fazer a análise e fazer um planejamento das necessidades da organização como também dos funcionarias para se obter resultados em ambas as partes.

    ResponderExcluir

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.