sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Perda de talentos, um risco a ser evitado





São amplamente conhecidas as carências na oferta de profissionais adequadamente capacitados e preparados para suprir as necessidades do atual mercado de trabalho brasileiro. Por isso, a retenção de talentos tem se tornado uma necessidade entre as corporações nacionais.

Assim, sem adotar uma política definida  neste sentido, o risco que as empresas correm de perder excelentes profissionais para o mercado aumenta consideravelmente. E o pior que pode acontecer é a migração desses talentos para a concorrência, o que pode comprometer a sustentabilidade das empresas, uma vez que acabam se tornando menos competitivas, e todos os investimentos em treinamento e capacitação são diretamente transferidos aos concorrentes.

Para manter talentos, é preciso, primeiramente, entender o que motiva os colaboradores  a trabalhar. Quando entendemos isso, provavelmente vamos compreender que, além do salário e benefícios, a possibilidade de evolução profissional, a capacitação constante e a vivência em um ambiente profissional estimulante e salutar são fatores considerados essenciais para que estes profissionais se sintam motivados a seguir em uma empresa.

Desta forma, para ser compreendida como tal, a valorização está relacionada à confiança e à cumplicidade formada entre o colaborador e a gestão da empresa, aos investimentos em capacitação e ao reconhecimento financeiro adequado. Ou seja: não existem artifícios, mas, sim, políticas de retenção e de valorização desses colaboradores.


Artigo completo disponível em: Link: http://www.gpportal.com.br/2010/10/perda-de-talentos-um-risco-ser-evitado.html

(Vânia Lúcia - 1457) 

Este artigo me fez lembrar um comentário da professora Fernanda em sala de aula, que devemos valorizar nosso potencial, nossa capacidade, nosso talento e não deixar que as organizações nos explorem sugando todo nosso conhecimento para aplicar dentro da organização e não sejamos reconhecidos por isso.

4 comentários:

  1. Concerteza o que nos mantêm em uma empresa nao é somente o salario e os beneficios, mais o reconhecimento, eu creio, que seja o mais importante dentro de uma empresa, pois, quando somos reconhecidos e valorizados pelo aquilo que fazemos, nos sentimos mais motivados e útil dentro da empresa. Entao cabe a cada de nos, valorizamos os nossos talentos para sermos reconhecidos.
    Lílian Rabelo (1446)

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. A empresa tem que avaliar muito bem como ela esta recompensando seus colaboradores, pois uma coisa boa para a empresa pode não ser boa para o seu colaborador, com essa mudança de interesse a organização consegue manter a satisfação do colaborador mantendo o talento do seu colaborador na organização.
    (Solange Dias-831)

    ResponderExcluir
  4. No mundo globalizado de hoje as empresas inovam ou para defender suas posições competitivas ou em busca de vantagem competitiva.Acontece o mesmo com os colaboradores, os que inovam sempre se destacam...
    Emilia-238

    ResponderExcluir

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.