segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Remuneração


Um dos aspectos mais importantes da filosofia de uma organização é o que se relaciona com a política de retribuição e recompensas dos seus parceiros. 
As recompensas representam um custo para a organização.
As organizações precisam analisar a relação entre custos e benefícios de seus sistemas de recompensas. Em outras palavras, os Sistemas de Recompensas devem trazer algum retorno à organização, além de incentivar as pessoas e fazer contribuições à organização.

Como parceiro da organização, cada funcionário está interessado em investir com trabalho, dedicação e esforço pessoal, com os seus conhecimentos e habilidades, desde que receba uma retribuição adequada.
As organizações estão interessadas em investir em recompensas para as pessoas, desde que delas possam receber contribuições ao alcance de seus objetivos. Sendo assim, decorre o conceito de remuneração total, onde esta é constituída de três componentes principais.

Os Três Componentes Da Remuneração Total

1- Remuneração Básica
Pagamento fixo que o funcionário recebe de maneira regular na forma de salário mensal ou na forma de salário por hora.
É a remuneração em dinheiro recebida pelo trabalhador pela venda de sua força de trabalho.
2- Incentivos Salariais
São programas desenhados para recompensar funcionários com bom desempenho.
Os incentivos são concedidos sob diversas formas, como bônus e participação nos resultados a título de recompensa por resultados alcançados. 
3- Benefícios
Quase sempre denominada remuneração indireta.
Muitas empresas além de ter uma política de tabela de salários, oferecem uma série de benefícios, que diretamente influenciam no ganho do profissional.


(Paula Ribeiro- 841)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.