domingo, 21 de outubro de 2012

Remuneração

Pessoas trabalham em função de certas expectativas e resultados. Cada colaborador está disposto a investir com seus recursos individuais na medida em que obtém retornos e resultados dos seus investimentos. O envolvimento satisfatório de um funcionário com suas atividades em uma organização custa caro, depende muito da remuneração percebida pelo mesmo embora esta não seja o único fator determinante.
A remuneração total de um funcionário é constituída pela:
  • Remuneração básica: salário mensal ou salário por hora;
  • Incentivos salariais: bônus, participação nos resultados, etc;
  • Benefícios: seguro de vida, seguro saúde, refeiçoes subsidiadas, etc.
Constitui a remuneração tudo quanto o empregado aufere como consequência do trabalho que realiza em uma organização. A remuneração é gênero e o salário é espécie.
A aplicabilidade eficaz da remuneração aumenta a competitividade organizacional. Quanto maior for a demanda por talentos em uma empresa, maior deverá ser sua atenção quanto a remuneração pois a organização precisa balancear os gastos com funcionários para mantê-los na empresa e, ao mesmo tempo, não onerá-la excessivamente.
Existem vários critérios para a construção de um plano de remuneração (equilíbrio interno X equilíbrio externo, desempenho ou tempo de casa, igualitarismo ou elitismo, etc), a escolha por um deles dependerá dos planos e objetivos da empresa.
O desenho do sistema de remuneração de uma organização tem que ser levado muito a sério, precisa ser estudado, planejado, testado e reorganizado caso haja necessidade. Não se pode prever com exatidão o resultado da aplicação de determinada estratégia de remuneração, mas a empresa, através de suas ferramentas organizacionais, precisa conhecer muito bem sua capacidade e o perfil de cada funcionário que possui porque as necessidades são diferentes e precisam ser todas atendidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.