domingo, 28 de outubro de 2012

Recompensas Organizacionais



De acordo com alguns autores, a compensação é a recompensa que o individuo recebe pela boa execução do seu trabalho, existindo vários tipos de compensação que podem ser financeiras diretas; como: bonificações, comissões, prêmios etc. E financeiras indiretas: férias, décimo terceiro, plano de incentivo etc. Através destas recompensas foi descoberto que o ser humano as necessita para trabalhar mais motivado e ter uma melhor produtividade e para analisar este comportamento foi estudado várias teorias.

Teoria de hierarquia das necessidades de Maslow: Essa teoria visa a necessidade do trabalhador, pois o trabalhador apresentando um bom empenho ele visa ganhar recompensas que causem sua satisfação interna, o que então é dependente das suas necessidades individuais. No entanto o dinheiro é sempre o melhor motivador pois pode estar interligado as suas necessidades de alimentação, vestuário, lazer etc.

Teoria dos dois fatores Hezberg: Essa teoria diz que a expectativa pela recompensa faz com que o individuo se esforce para atingir um alto desempenho, tendo em vista que depois seus esforços serão recompensados.

Vantagens e desvantagens da remuneração funcional: Essa remuneração tem como vantagem a especificação das divisões de tarefas, sendo mais fácil igualar os salários na empresa, produzindo um maior senso de justiça, porém existem desvantagens como: promover um estilo burocrático de gestão onde deve haver uma hierarquia dando um maior foco á regras e cumprimento de deveres e não aos resultados obtidos, assim inibindo a criatividade e a expansão dos funcionários, os quais podem ter em vista apenas um plano de carreira.

Existem métodos para a avaliação que podem determinar o valor do cargo, os métodos não quantitativos são de menores custos e de mais fácil elaboração, já os métodos quantitativos exigem um maior custo e tempo porém é de uma maior precisão.O sistema de remuneração por competência é vinculado ao cumprimento das metas estabelecidas individualmente ou pela equipe, e pode envolver uma participação dos lucros, porém deve ser focada ao individuo como funcionário e não ao cargo que se ocupa assim estimulando também o trabalho em equipe.
Os benefícios em forma de motivação podem ser interligados também a um plano de carreira, como a um reposicionamento, troca de cargo etc. E assim com tais benefícios o empregador promove um melhor ambiente de trabalho com profissionais motivados buscando sempre melhorias de suas funções , crescimento pessoal e da empresa em que trabalha.


(Andréia Vilela - 780)

Um comentário:

  1. É verdade que a remuneração motive o funcionário, mas cada funcionário será motivado de formas diferentes, pois tudo depende de seus objetivos pessoais e profissionais. Então o que motiva uma pessoa pode não motivar a outra, já que essa, pode não interferir no alcance desses objetivos.

    ResponderExcluir

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.