domingo, 14 de outubro de 2012

Benefícios Sociais e suas Limitações

O conhecimento das limitações dos benefícios sociais podem ajudar o administrador a evitar e resolver problemas além de abrir visão à realidade. "A relação com o capital humano é muito complexa e envolve variáveis decisivas, como o perfil das pessoas e da organização, condições econômicas, estrutura organizacional e principalmente o comprometimento verdadeiro de todos os integrantes.(Luiz César, Adriana Amadeu, 2009)"
Os autores Luiz César e Adriana Amadeu sugerem um ciclo de limitações assistenciais que surgem com a incapacidade de uma boa gestão e que podem esclarecer a relação entre: organização, planos estratégicos de benefícios sociais e pessoas envolvidas. São eles:
  1. Contratempos Iniciais: acontecem quando os colaboradores não se empolgam com os benefícios tanto quanto os líderes gostariam e acabam por não contribuir o suficiente para o sucesso da empresa.
  2. Submissão temporária: os colaboradores respondem ao estímulo que o benefício proporciona, mas os chefes compreendem erroneamente que trata-se de uma vontade espontânea de esforçar mais.
  3. Reconhecimento das recompensas: muitos funcionários não percebem o real valor dos benefícios que recebem e tentam mensurar se o benefício recebido é condizente com o esforço investido. Ainda pode acontecer de muitos encararem o benefício como ofensa gerando situações problemáticas.
  4. Perdas a curto, médio e longo prazo: a imcompatibilidade entre o perfil de cada profissional e o plano de benefícios desencadeia gastos, descontentamentos e perdas de produtividade.
Não basta apenas escolher um bom plano de benefícios, é necessario selecionar aquele que mais atende às necessidades do plano estratégico da organização, o qual incui tanto as necessidades particulares de cada colaborador quanto os objetivos da empresa. (Ana Carolina, 91)

BIBLIOGRAFIA:
ARAUJO, Luis César G; GARCIA, Adriana Amadeu."GESTÃO DE PESSOAS Estratégias e Integração Organizacional".2° Edição. Editora: Atlas S.A. São Paulo, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.