domingo, 28 de outubro de 2012

As vantagens em ser Empregado, Patrão ou Autônomo.


É importante para todo o profissional em ascensão ter um emprego fixo, mesmo que não por muito tempo, talvez um par de anos. Um emprego fixo ajuda na compreensão do cotidiano de uma empresa, dos problemas e tipos de clientes. Além disso, é uma estabilidade para um momento que ainda se está estudando para evoluir. O melhor aprendizado em um emprego fixo é, sem dúvida, a comunicação. A possibilidade de interagir com outras pessoas do grupo, chefes e subordinados, o faz mais tolerante a problemas e pedidos absurdos de clientes.
Empregado
A primeira coisa que as pessoas pensam é na estabilidade. O profissional que trabalha para uma empresa sabe a data de pagamento, sabe o quanto ganha exatamente e consegue se programar. Como os horários também são fixos, salvo horas extras, é possível ter mais tempo reservado para entretenimento e família. Os fins de semana também são livres para relaxar ou fazer alguns projetos pessoais. Outra grande vantagem é o acesso a direitos do trabalhador, como INSS, seguro desemprego, seguro doença, dentre outros que facilitam a vida do empregado.
Patrão
Existem muitas vantagens em ter a própria empresa. Como patrão, você será aquele que vai ganhar mais. Ditará regras e metodologia de trabalho. Além disso, como chefe de equipe, você será o principal parabenizado por toda a qualidade do projeto. Será representante em prêmios por ter feitos boas escolhas. Você poderá escolher o próprio horário, mesmo tendo que manter certa responsabilidade, e tem o poder de decisão em todos os casos, mesmo que divido no caso de sociedade.
Autônomo
Quase sempre pode acordar a hora que quer e trabalhar a hora que quer. Isso não quer dizer que vai trabalhar menos. Entretanto, o profissional autônomo tem prazos, não horários. Ele pode trabalhar tarde-noite, manhã-tarde, manhã-tarde-noite ou de madrugada, enfim, quando ele se sentir melhor. Além da mobilidade de horário, o profissional autônomo tem custos relativamente menores do que uma empresa maior, pois não precisa pagar os mesmos tipos de impostos e obedecer certas leis e regras de estabelecimento. O autônomo pode tomar as próprias decisões sem ninguém reclamar ou falar. Pode almoçar em casa, comer onde quiser, no horário que quiser, enfim, criar suas próprias regras.
Todas as formas de trabalho têm vantagens e desvantagens. O profissional deve procurar passar por todas as etapas para definir como ele deve seguir a carreira. O método de trabalho dependerá do estilo de vida que cada um quer para si. Para evoluir, precisamos estar bem em nossas ocupações e dispostos ao trabalho.

Pedro Augusto Alves Ladeira (823).

2 comentários:

  1. Este post fez com que aumentasse a minha certeza de que, quero empreender algo, e ser autônomo ( trabalhar no que é meu ) ( Caio Ribeiro da Silva - 820 )

    ResponderExcluir
  2. Prefiro ser um empreedor ser o dono da meu próprio negocio,ser autônomo em mim mesmo.

    ResponderExcluir

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.