domingo, 14 de outubro de 2012

60% dos estudantes pretendem abrir um negócio no futuro.

60% dos estudantes pretendem abrir um negócio no futuro, afirma a pesquisa “Empreendedorismo em Universidades Brasileiras”, da Edeavor. O estudo foi realizado com 46 instituições de ensino e 6.215 universitários brasileiros, que responderam perguntas referentes a sua exposição ao empreendedorismo, suas aspirações, confiança em suas capacidades e resultados que esperam ao abrir uma empresa.
 Shutterstock

        Os universitários que já são empreendedores representam 8,8% dos entrevistados. Mais de 80% de suas empresas, no entanto, ainda são consideradas microempresas, e 94,8% possuem até dez funcionários. Os homens pensam mais empreender do que as mulheres.

Apesar da vontade, poucos dos entrevistados estão interessados em buscar capacitação antes de começar um negócio. Apenas 38,1% gastam tempo aprendendo a iniciar um novo negócio. “É uma característica do jovem se considerar autossuficiente”, afirma Amisha Miller, gerente de pesquisas e políticas públicas da Endeavor. “Além disso, em nossas conversas com empreendedores ou potenciais empreendedores, percebemos que ainda há a crença de que empreendedores são nascidos, não criados.”

44% dos estudantes entrevistados fizeram algum curso de empreendedorismo e geralmente apresentam uma confiança maior do que aqueles que não o fizeram. A opinião dos pais também é parte importante para a construção dessa certeza. Para 60,2% dos universitários, a opinião dos pais é considerada “importante” ou “extremamente importante”. A parcela de pais que apoiam os projetos de seus filhos e têm uma opinião positiva ou muito positiva sobre seus empreendimentos é de 52,3%. “Sem dúvida, os pais começam a entender e aceitar o empreendedorismo como uma carreira”, afirma Amisha. “Hoje, o empreendedor é visto como aquele que calcula riscos e tem a coragem para tomá-los quase um super-herói.”

Vemos que tem muitos estudantes já sonhando com o seu própio negócio depois de encerrar suas atividades academicas e sair com o seu diploma na mão. Isso é muito bom, mas tem que fazer tudo com o planejamento adequado( plano de negócios) e ter os pés no chão e não sonhar muito alto achando que tudo será fácil, a  realidade é a primeira coisa que um futuro empreendedor tem que ter, pois uma empresa requer muito trabalho e dedicação, é muito diferente da teoria academica , a prática envolve responsabilidades legais e a pessoa tem que estar pronta e preparada para tal trabalho.

Ítala Alves- 87

Um comentário:

  1. Concordo com voce Itala que ao sair de um curso superior deve-se ter bastante atenção ao mercado antes de adquirir um negocio, pois obedecer a realidade do mundo é garantia de sucesso profissional.
    (Vania Barbosa-857)

    ResponderExcluir

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.