domingo, 13 de maio de 2012

Tipos de Chefes e Tipos de Lideres

Os chefes são aqueles que controlam, comanda, a voz mais alta, muitas vezes os colaboradores o detestam. Já o líder conquista sua equipe, ajuda sua equipe, inspira confiança. Por isso há vários tipos de Chefes e Lideres, vejam alguns:
CHEFES:
O chefe desorganizado: Ele sabe que precisa de você para cumprir seus compromissos, os prazos e atingir as metas. Esse chefe acaba ajudando a pessoa a trabalhar melhor e ser mais precavida. É o chefe que ensina a pessoa estar pronto para tudo.
O chefe ladrão de ideias: É o tipo de chefe que rouba as ideias do seu colaborador,  que tudo que o colaborador  faz tem que ser comentado antes com ele, e que se fizer algo sem perguntar está atropelando sua autoridade.
O chefe bomba: Está sempre se mau humor, é grosso, bate na mesa, grita, não motiva as pessoas pelo contrario desmotiva. Um chefe explosivo que necessita de um contraponto para lhe dar equilíbrio.
O chefe insatisfeito: É tão perfeccionista, detalhista, examina um projeto varias vezes.  "Se exagera nas críticas com todos, a insatisfação não é com a equipe, é consigo mesmo. Esse tipo de chefe absorve toda a pressão de seus superiores e repassa sem filtro aos subordinados", diz Carlos Alecrim, especialista em coaching.
O chefe inseguro: Mania de refazer algo novamente tem medo de arriscar em ideias novas, é inseguro em qualquer coisa que vai fazer.

LIDERES:
Autocrata:- lidera em função do cargo que ocupa, mas, muitas vezes não possuem as qualidades necessárias.
Carismático:- É alegre, cativa as pessoas, em consequência de fatores emocionais, esse tipo de líder é extremamente idolatrado.
Liderança contra a ética: líder criminoso, suas metas não competem com a ética.
Situacional: Para ele cada pessoa é única.
Democrático: Estabelece objetivos e metas claros e cobra resultado na hora certa.
Liberal: Não assume responsabilidades do jeito que acontecer é isso mesmo.
Em sua opinião qual o líder e o chefe mais eficaz?

Um comentário:

  1. Nossa muito legal mesmo. Gostei de como você definiu os tipos de liderança. Em minha opinião o líder mais eficaz é o Carismático, pois se o funcionário gostar do líder e não gostar das suas funções ou das normas, ele é capaz de mudar de atitude pelo líder.

    ResponderExcluir

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.