terça-feira, 15 de maio de 2012

Pessoas como Recursos e Pessoas como Parceiras




Pessoas como Recursos: as empresas vão utilizar estas pessoas e quando for preciso vão mandá-las embora e não querer nem saber.

Pessoas como Parceiras: as empresas vão desenvolver com estas pessoas. Empresas grandes que tem alta lucratividade elas tem um setor de gestão de pessoas extremamente desenvolvido, e existem empresas que ao mandar os funcionários embora elas pagam por um certo período uma consultoria de recolocação,  para recolocar os  funcionários da empresa dela, então ela manda o funcionário embora em ultimo caso, ela manda embora quando tem redução de cargos por novas tecnologias por exemplo. Quando o funcionário é mandado embora por redução e não por ineficiência no trabalho ou justa causa a empresa que este funcionário trabalhava ira contratar outra empresa num período de 6 meses para rever o currículo deste profissional, para estabelecer contatos com as empresas especificas, para conciliar uma meta de recrutamento e seleção, a meta desta empresa é que o funcionário não fique na rua; então ela não tem a visão de um funcionário como recurso que se usa e joga fora, ela considera o trabalho como um valor e esse valor se ele sai satisfeito da empresa ele multiplica e reproduz essa visão positiva, enquanto uma pessoa sai insatisfeita  ela vai propagar insatisfação.
Então dentro disso temos a visão sistêmica, as pessoas como parceiras vão dar ênfase no conhecimento, no reconhecimento, na credibilidade que aquela pessoa tem e vamos tratar aquela pessoa como gente, alguém que agrega e não como alguém que esta ali para tirar algo da empresa.

Conforme abordado em sala de aula pela professora Fernanda Freitas.

Michele Barbosa - 435

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.