quinta-feira, 31 de maio de 2012

Recompensando Pessoas

Dentro das mais diversas instituições os membros, colaboradores, funcionários em fim todos que participam de cada processo tem um interesse ou motivação. Para que a atividade seja desempenhada algum tipo de recompensa deve ser dada em contra-partida. 

Burrhus Frederic Skinner , um dos principais expoente do Behaviorismo, desenvolveu estudos sobre o comportamento operante que trata do comportamento voluntário, ou seja, qualquer ação desempenhada não é produto de um estímulo que o antecede, mas é seguido de conseqüências. Se a conseqüência for recompensadora ou agradável, aumenta a probabilidade do comportamento se repetir em ocasiões futuras. E esse evento é chamado de reforçamento
Com base nesse simples conceito nota-se a disponibilidade do ser em fazer aquilo que lhe traz como consequência algo agradável. Independente se a ação é conveniente ou não. Como os seres humanos transacionam interesses, é interessante que as organizações públicas e privadas, atentem-se ao comportamento das pessoas que integrem seus ambientes, seja de prestação de serviço ou produção.
Para que então através desse reforçamento possam obter comportamentos desejáveis dessas pessoas, ou seja, a recompensa adequada gera um serviço adequado. Por isso os incentivos de que premie desempenhos acima do estabelecido, ou mesmo gratificações dos mais diversos métodos, a elaboração de um bom plano de carreira entre outros mais são meios de reforçar um bom desempenho, o que certamente é uma recompensa esperada por todos que de alguma forma colaboram com um determinado sistema.
Caso contrário extrair das pessoas ações em benefício das organizações torna-se cada vez mais difíceis.

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