segunda-feira, 14 de maio de 2012

Socialização organizacional




A socialização organizacional se dá a partir da integração de novos colaboradores na organização; visando criar um ambiente de trabalho favorável e com melhor receptividade na fase inicial; onde esta quer aplainar o caminho do novo integrante.
Os métodos mais utilizados na socialização são: 


  • um processo seletivo adequado e direcionado, conforme cultura da organização, podendo realizar-se entrevistas e dinâmicas.Sendo apresentada a empresa e sua cultura;
  • Conteúdo do cargo, onde o funcionário recebe suas funções e principais responsabilidades;
  • Apresentação de seu supervisor, ou seja, a quem sera subordinado e poderá se direcionar para tirar duvidas;
  • Apresentação do grupo de trabalho, para assim provocar um impacto positivo e duradouro;
  • Um bom programa de integração, realizando-se treinamentos afim de familiarizar os novos integrantes, onde será diferenciado de organização para organização conforme costumes e cultura.
  • Quase sempre, o novo funcionário recebe um manual com informações básicas para sua integração na organização. 
Enfim, a socialização organizacional baseia-se na recepção de boas-vindas aos novos participantes,  representando uma etapa de iniciação particularmente importante para moldar um bom relacionamento em longo prazo entre o indivíduo e a organização, funcionando como elemento de fixação e manutenção da cultura organizacional.


(Vania Barbosa -857)


Um comentário:

  1. Podemos perceber como essa questão é importante, quando um funcionário é contratado e chega na empresa, se nao for lhe apresentado a Cultura da empresa, o processo de Integração e Socialização, esse funcionário fica saber como agir dentro dessa organização.

    Vânia Lúcia(1457)

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