A socialização organizacional se dá a partir da integração de novos colaboradores na organização; visando criar um ambiente de trabalho favorável e com melhor receptividade na fase inicial; onde esta quer aplainar o caminho do novo integrante.
Os métodos mais utilizados na socialização são:
- um processo seletivo adequado e direcionado, conforme cultura da organização, podendo realizar-se entrevistas e dinâmicas.Sendo apresentada a empresa e sua cultura;
- Conteúdo do cargo, onde o funcionário recebe suas funções e principais responsabilidades;
- Apresentação de seu supervisor, ou seja, a quem sera subordinado e poderá se direcionar para tirar duvidas;
- Apresentação do grupo de trabalho, para assim provocar um impacto positivo e duradouro;
- Um bom programa de integração, realizando-se treinamentos afim de familiarizar os novos integrantes, onde será diferenciado de organização para organização conforme costumes e cultura.
- Quase sempre, o novo funcionário recebe um manual com informações básicas para sua integração na organização.
(Vania Barbosa -857)
Podemos perceber como essa questão é importante, quando um funcionário é contratado e chega na empresa, se nao for lhe apresentado a Cultura da empresa, o processo de Integração e Socialização, esse funcionário fica saber como agir dentro dessa organização.
ResponderExcluirVânia Lúcia(1457)