segunda-feira, 14 de maio de 2012


A zona de conforto é realmente confortável?

Na teoria, a zona de conforto é uma série de ações ou pensamentos que não causam nenhum tipo de medo, ansiedade ou risco à pessoa. Ou seja, estimula a pessoa a ficar onde está, com desempenho constante e com uma limitação que transmite uma sensação de segurança.
Mas como uma expressão com a palavra “conforto” em sua composição pode ser ruim?
Vivemos em um mundo com extrema velocidade de transformação, excesso de informações, pouco filtro e, consequentemente, planos que não se concretizam e não saem do papel ou do plano mental.
Ao usar uma lupa e trazer o fato para o campo profissional, a zona de conforto pode ser bastante limitante para a construção de uma rota possível de carreira. Muito da nossa trajetória depende de nós. Se não ultrapassarmos barreiras e provocarmos mudanças, outros o farão por nós. Saber operar fora de sua zona de conforto pode trazer inúmeros avanços.
Entretanto, não é de uma hora pra outra que decidimos por mudar. Geralmente, precisamos de algo negativo por trás para dar um empurrãozinho, ou até mesmo um profissional para nos estimular a encontrar o caminho.
Enfim, se a mudança é uma porta que só se abre por dentro, as mais significativas devem partir de nós. Fatores externos para usarmos de justificativa sempre existirão, mas o estreitamento de nosso caminho é uma opção de cada um.
E a sua zona, está confortável?

Escrito por: Sidnei Oliveira
Retirado da revista Exame Online

(Paula Ribeiro - 841)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.