segunda-feira, 14 de maio de 2012

Entrevista, Questionário ou Observação?


Entrevista, Questionário ou Observação?




Entrevista, Questionário e Observação – Estes são os três métodos utilizados para obtenção de dados sobre os cargos.Os três proporcionam os dados necessários para se determinar os deveres e responsabilidades de um cargo.
 Mas, qual escolher?

  • Entrevista: Podem ser individuais, em grupo ou com o supervisor. Este é o método mais utilizado.
  • Questionário: é uma ferramenta que proporciona eficiência e rapidez na coleta das informações, sendo muito recomendado para organizações que possuem um número muito grande de funcionários, até mesmo porque ele possui um custo menor que a entrevista.
  • Observação: é um método aplicável em cargos simples, rotineiros e repetitivos, sendo comum o uso de questionários para assegurar a cobertura das informações.


Estes métodos proporcionam os dados de fundamental importância para o desenho dos cargos, sendo que a organização pode escolher o que melhor lhe atender, ou fazer uma combinação, para assim, ter uma boa base de dados e consequentemente profissionais com uma visão esclarecida de suas atividades. 
Lidiane Alves de Deus (849)

Baseada nas aulas de Gestão do Trabalho Humano em Organizações I, ministradas pela professora Fernanda Freitas, e no livro Gestão de Pessoas do Chiavenato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.