Hoje em dia as empresas estão voltadas ao capital humano, mas infelizmente não é a realidade da maioria das empresas focadas na produção. As pessoas dizem estar desmotivadas, cheias de trabalho, sem tempo para a vida social e dentre vários outros problemas que causam o stress organizacional. É necessário investir a causa desse stress, tentar diminuir as tensões, trabalhar além dos fatores emocionais, os fatores físicos dos parceiros da empresa. Ao analisar esse fator observei um importante indicador que é a qualidade de vida no trabalho, as pessoas precisam se sentir bem no que fazem, se sentirem satisfeitas com o trabalho executado. Sentindo-se bem, as pessoas irão se ver como parte da organização e não apenas como objetos. Segundo
CHIAVENATO(2005), é através das pessoas que se constrói a competência básica da
organização, a sua principal vantagem competitiva em um mundo globalizado,
instável, mutável e fortemente concorrencial. Concluindo se o ambiente organizacional estiver agradável, logo não haverá stress, as pessoas estarão mais dispostas a trabalhar por se sentirem gratificadas e importantes. O desenvolvimento de competências e a constante avaliação de desempenho são armas poderosas para mensurar o stress organizacional e manter constantes melhorias.
Um exemplo prático para quem se interessar no assunto: http://www.aedb.br/seget/artigos07/1215_SEGET0701Stress.pdf
Fernanda Silva (845)
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