segunda-feira, 14 de maio de 2012

Gestão de pessoas em uma empresa boa para se trabalhar.

   Uma vez assistindo o programa Mundo S/A da Globo News, vi o exemplo de sucesso de uma empresa paranaense chama Pormade, a matéria ressaltava o fato desta ser uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil e até mesmo na América Latina.
  A estratégia da Pormade, fabricante de portas de União da Vitória, no Sul do Paraná, é certeiro: investir em seus funcionários tendo como base a educação e a confiança. Edson Ribeiro, de 35 anos (dez de trabalho), é um exemplo de como a empresa funciona. Ele, que recebe toda a matéria-prima que chega à fábrica e repassa aos funcionários de cada setor, começou na Pormade sem nem o ensino fundamental completo. “Consegui terminar minha primeira faculdade, de Secretariado Executivo, com a ajuda da empresa. Agora faço Letras, que é algo que gosto”, conta.
  Segundo Hermine Schreiner, diretora de RH da empresa, Edson soube aproveitar todas as oportunidades que surgiram, mas não só ele. “Aqui, 80% dos funcionários têm uma história como a dele”, conta. E o estudo não é algo que vem apenas de fora para dentro na Pormade. A própria empresa, em 2010, solidificou a Unicop (Universidade Cor­­porativa Pormade), com treinamentos técnicos operacionais do setor, além de aulas de Português, Matemática e Física. O segredo, diz Hermine, é que todos gostam do que fazem. “O pessoal sai do expediente, faz um lanche e vem para a aula. Não adianta uma empresa querer implantar projetos arrojados se ela não tem um bom ambiente de trabalho. É a lição de casa: ninguém se doa por algo que não vale a pena.”
  Outra característica da Pormade é a liberdade. É isso, segundo Edson, que dá motivação para trabalhar todos os dias. “Faço meu serviço de acordo com o que eu vejo que é melhor. Somos cobrados, claro, mas temos liberdade para resolver os problemas que surgem, e isso faz com que a gente cresça”, diz. E o discurso é alinhado com o da diretora de RH. “Aqui todos aprendem desde cedo que podem falar o que gostam e o que não gostam sem que sejam prejudicados. Nós construímos essa confiança”, assegura.
 Se alguem tiver curiosidade em saber mais sobre a Pormade, o link do site da empresa é : http://www.pormade.com.br/

Caio Ribeiro - 820


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.