segunda-feira, 14 de maio de 2012

LADO B DA GERAÇÃO Y

O jornal Folha de São Paulo de 2010, traz a reportagem de André Lobato sobre a geração Y. Como esse tema é muito interessante fiz um breve resumo da obra, para que todos conheçam um pouco  mais sobre lado B dessa geração, que acaba tendo alguns aspectos negativos para as organizações.
A geração Y engloba os nascidos entre 1980 e 1990 e tem caraterísticas como agilidade, autodidatismo tecnológico e criatividade.
Apesar do currículo brilhante que muitos desses jovens têm, os gestores ficam alertas com jovens que tenham o perfil Y excessivo: aquele que, não tem paciência para os ritos da cultura corporativa, como esperar por uma promoção, não pensam duas vezes antes de trocar a empresa que investiu tanto em seu treinamento por uma que pague melhor .

Além de estarem atentos para filtrar o Y excessivo, alguns gestores chegam até a optar pela geração anterior, chamada de X. Apesar de menos inovadora, tem mais facilidade de lidar com processos e repetições.

Para o consultor Peter Cheese, ex-diretor da divisão global de desempenho da Accenture, os gestores devem ouvir as reivindicações da geração Y.
Ele recomenda cooperação entre gerações e sugere que os mais velhos também recebam treinamento dos mais novos. É o "reverse mentoring".
Entretanto, nem todos os setores possuem capacidade de sempre ouvir esses jovens demandantes, que cresceram em meio a relações de pouca hierarquia e de muita atenção de pais e de professores.
É preciso achar um meio-termo. Os Ys devem mostrar que conseguem conviver em um ambiente que não é o dos amigos ou o de dentro de casa.

Um comentário:

  1. Acabei de fazer um post semelhante a este. A geração Y tem suas vantagens, como citadas no resumo aí de cima, mas uma grande desvantagem é a falta de maturidade na vida profissional para enfrentar os problemas do dia-a-dia. Ser um Y extremo leva as organizações mais conservadoras a optarem pela geração X.
    (Juliane 815)

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