segunda-feira, 14 de maio de 2012

Competência Comportamental



O artigo presente no site citado demonstra o quanto é importante a análise do comportamento dos candidatos no momento de uma entrevista de emprego. Através desta avaliação a empresa pode buscar o profissional que ofereça melhor capacidade para executar as tarefas necessárias e assim evitar possíveis problemas futuramente.
O Candidato também é beneficiado de certa forma, pois haverá uma identificação de suas competências comportamentais e este poderá ser solicitado para trabalhar em uma empresa em que seu perfil se encaixe melhor.
Essa avaliação deverá ser feita por profissionais especializados que buscam sempre o aprimoramento na elaboração de questionários para que assim possam identificar as competências desejadas.
Deve ser levado em consideração o fato de que na maioria das vezes o candidato desenvolve certas competências comportamentais somente através de sua atuação na organização, onde ao perceber as necessidades da empresa ele mesmo poderá buscar o desenvolvimento individual.
Portanto, o profissional que souber explorar positivamente esse aspecto provavelmente obterá uma vantagem muito grande no processo seletivo, e ao mesmo tempo poderá ser de fundamental importância no processo de adaptação do funcionário à empresa.

(Andréia Vilela – 780)

Um comentário:

  1. Como foi dito em sala de aula, em uma entrevista muitas vezes não importa a competência dos candidatos, o que vale é a necessidade da empresa em identificar no candidato o perfil da organização.

    Fernanda (845)

    ResponderExcluir

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.