Esse video mostra o quanto é diferente um cultura adptativa com uma não adaptativa, e o quanto uma cultura flexivel pode motivar o funcionario, já uma cultura que o funcionario está sobre pressão é uma cultura desmotiva e consequentemente abaixa a produtividade.
A cultura organizacional depende do seu fundador, pois, a
cultura de uma empresa vai ser decorrente das crenças, costumes, pensamentos de
seu fundador, onde esse elementos vão permanecer ao longo da organização. A
cultura é todo o permear da empresa, é a razão dela existir, que é passada, de
um funcionário para outro.
A cultura organizacional possuem três componentes:
·
ARTEFATOS: são coisas concretas, visíveis: os
produtos, serviços, uniformes.
·
VALORES COMPARTILHADOS: crenças, valores, que
geralmente são implantadas pelo fundador da empresa que vão passando de um para
o outro.
·
PRESSUPOSIÇÕES BASICAS: são difíceis de ser
percebidas, são as crenças inconscientes, percepções, sentimentos nos quais as
pessoas acreditam.
Cultura adaptativa: são maleáveis e flexível e são voltadas para a inovação e a mudança, são
caracterizadas criatividade, inovação e mudanças.
Cultura não adaptativa: são rígidas,
são voltadas para a manutenção do status quo e do conservadorismo.
Lílian Rabelo( 1446)
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